sexta-feira, 22 de maio de 2020

Governo admite reabrir fronteiras de Barrancos (e de Montalegre) durante "algumas horas"

O ministro da Administração Interna admitiu hoje que as fronteiras de Montalegre (Vila Real) e de Barrancos (Beja) possam reabrir, antes de 15 de junho, durante "algumas horas", para passagem de trabalhadores entre Portugal e Espanha.
Segundo o MAI, ouvido pela Porto Canal, "estamos a ponderar questões muito locais, com algumas horas, fundamentalmente para circulação de trabalhadores. Temos em ponderação, já o disse, dois pontos. Um em Montalegre e outro em Barrancos, que são aqueles locais que estão mais longe de locais em que a passagem é autorizada e em que ponderamos que ela exista durante algumas horas do dia, não com o caráter permanente como nestes nove postos principais".
A concretizar-se esta intenção, que poderia ocorrer já na próxima semana, vai ao encontro das pretensões dos trabalhadores transfronteiriços e dos proprietários agrícolas, tendo sido, inclusive, objeto de vários pedidos (ou reclamações), dos próprios, do Município de Barrancos e dos partidos políticos, no caso do PCP e do CHEGA.
Fronteira de Barrancos/Encinasola
(Fotos: Arquivo, eB, 2020)

Sem comentários: