sábado, 9 de maio de 2020

Devido à fronteira fechada - Barrancos, que "quer manter-se bem portuguesa", teme "alteração da ordem pública"

O presidente da câmara de Barrancos, J. Serranito Nunes, pediu ao ministro da administração interna (MAI), para "tomar uma decisão célere sobre a matéria [a reabertura da fronteira], alertando que esta situação pode trazer alteração da ordem pública".
O email, subscrito pelo GAP, enviado a 4 de maio ao MAI, Eduardo Cabrita, com conhecimento ao secretário de estado da defesa (SED), J. Seguro Sanches, foi publicado terça-feira, dia 5, na rede social facebook do Município. Com a cópia do email, foi divulgado um "esclarecimento" dando conta da preocupação da CMB pela situação, em especial depois de ter sido "surpreendidos com a Resolução do Conselho de Ministros nº 33-B/2020", que procede à reabertura condicionada da fronteira de Mourão/Villanueva del Fresno, para permitir a passagem de trabalhadores transfronteiriços.  
Na missiva dirigida ao MAI/SED, o presidente da CMB recorda que a abertura da fronteira de Mourão, esquecendo a de Barrancos/Encinasola, "veio exacerbar o sentimento de exclusão desta comunidade que quer manter-se bem portuguesa". 
Ainda, segundo o email, o presidente da CMB torna pública as "pressões permanentes da população sobre o Executivo", alertando o  MAI e o SED para a possibilidade de haver alguma "perda de controlo local e serem forçadas passagens alternativas", à qual a "autarquia de Barrancos não se irá opor", não aceitando, "democraticamente, posições de força das autoridades de segurança".
Segundo o mesmo "esclarecimento", continuam os Municípios de Barrancos e de Encinasola a "concertar posições", tendo em vista a resolução deste "conflito" que prejudica cerca de quatro dezenas de cidadãos dos dois países - trabalhadores transfronteiriços, pequenos empresários da zona, bem como os proprietários agrícolas com terrenos nos dois lados da raia.
Saliente-se também que, de acordo com o "Bando" (Edital), publicado no passado dia 4 de maio, o alcalde de Encinasola informa que, "desde o primeiro dia tinha concordado com o fecho da fronteira, para contenção do vírus, mas estava convencido da permissão da passagem dos trabalhadores transfronteiriços e o transporte internacional de mercadorias". Confirma ainda o alcalde de Encinasola que, depois de ser surpreendido com a abertura da fronteira de Mourão, voltou a  "contactar a diputacion, e por escrito, a subdelegacion de gobierno (Huelva)", pedindo o mesmo tratamento para a fronteira de Barrancos/Encinasola, tendo "previamente conversado telefonicamente com o presidente da CMB".
Não é ainda conhecida (divulgada) a resposta do MAI/SED, que estiveram ambos em Beja, na CIMBAL, na tarde de quarta-feira, dia 6, "numa reunião de acompanhamento regional sobre a pandemia causada pelo COVID-19".
Fonte: CMB (facebook)
Fonte: Ayt Encinasola (facebook)
Foto: CIMBAL (facebook)
Aditamento
Pela Orden INT/396/2020, de 8 de mayo, por la que se prorrogan los controles en las fronteras interiores terrestres con motivo de la situación de crisis sanitaria ocasionada por el COVID-19, hasta las 00:00 horas del 24 de mayo de 2020, sin perjuicio de las prórrogas que pudiesen acordarse.

3 comentários:

Anónimo disse...

Como sempre ! Barrancos tem sido esquecido pelos sucessivos governos. Esperemos que tenha sido mais um esquecimento, a tempo de rectificar o mesmo.
Julgo também que Barrancos, teria condições, para se tornar num entreposto aduaneiro, haja vontade política, mas para tal era fundamental criar condições de acessos rodoviários, que desde há muito Barrancos reivindica. Será que no programa do governo, de valorização do interior, irá contemplar Barrancos, para o seu desenvolvimento?

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo(a) das 10h18.
Gosto. Haja alguém com pensamento e ideias para dar um salto em frente. Ao progresso.
Cpts/Abç

Anónimo disse...

Por muito que leia e releia o email mandado ao ministro em nenhum sítio vejo a assinatura do presidente João Serranito Nunes mas sim vejo um email assinado pela sua administrativa ou assessora! Como é possível que um email de tamanha importância não esteja assinado pelo representante máximo da nossa autarquia? Que credibilidade isso dá ao e-mail enviado!? No mínimo estranho que a autoridade máxima eleita não assine o email...
Cpts