sexta-feira, 8 de maio de 2020

Como ficarão as festas populares de 2020?

Sabendo agora da "proibição dos festivais até finais de setembro", só falta confirmar o cancelamento das tradicionais festas populares, que costumam decorrer entre julho e setembro. Fêra de Barrancos, incluída.
Festas de Barrancos, 2019
(Arquivo, eB)

6 comentários:

Anónimo disse...

Já era previsivel e como comentei na anterior publicação do trabalho do Sr. Amaro a quem anteriormente me esqueci de dar os parabéns por ter juntado um documento com tanta história sobre as nossas festas. Venho agora frisar o que, nesse mesmo post disse, ainda existe quem seja teimoso de que a nossa fêra se realize este ano contra todos os conselhos que a DGS já tem avisado milhares de vezes de que este virus ainda por ai anda e que a dita normalidade completa só será alcançada quando a vacina estiver no mercado logo seria uma tremenda imprudência por parte da CMB de autorizar qualquer tipo de festa sem ter a situação controlada pois caso contrário iria prejudicar e muito o nosso concelho que, para além de não ter as condições para combater este tipo de virus, ainda temos uma população envelhecida e com muitas comorbilidades tais como diabetes, hipertensos, entre outros que aumenta a letalidade deste coronavirus. Tal como disse no outro post a nossa fêra caso a CFB tenha autorização de realizar a mesma tem várias situações que necessitam ser resolvidas entre elas enumero:

1) Os visitantes de outros concelhos vizinhos e distantes como se consegue controlar? Proibimos os visitantes? Fechamos a vila como na fronteira?

2) No caso hipotético de ser possivel com uso de mascara como controlar 4 dias (dia e noite) se todos e cada um de nós utilizamos mascara? Existem assim tantos GNR para cobrir toda a vila?

3) Caso fosse aplicado o distanciamento social como se consegue controlar o mesmo por exemplo nos bailes? Limitamos a entrada a 30-40 pessoas? Marcamos o chão com tinta para manter 2 metros entre todos?

4) Como se controla os arrebulhos dos tabuados? Se temos de ter 2 metros de espaço e como sabemos nos tabuados sempre está tudo abarrotado? Se vendem metade do tabuado? E em baixo como se faz? Se proibe de meter bancos? Se sorteiam os lugares?

5) E quem se mete nos paus? Como se controla? Fica tudo vazio?

Estes são apenas alguns pontos que rapidamente são logo de caras mas existem mais alguns se tudo for visto ao pormenor. A CMB seria irresponsável se fosse com a ideia para a frente e depois aparecessem casos no nosso concelho nesta altura tudo tem de ser jogado com segurança para controlar tudo como é devido, podemos esperar ao próximo ano e em vez de 4 dias acrescentar mais 4 deste ano mas primeiro vamos levar este virus asério pois já se viu o resultado de Espanha e Itália que no principio era um constipado...

Anónimo disse...

Pois na minha modesta opinião, apesar de custar só de pensar em não haver, isto é um não assunto.
Não pode haver feira e ponto final!

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo das 15.06, isto é um não assunto. Nada de fêra nem afns. Melhores dias hão de vir. Que tenhamos todos saúde para as podermos disfrutar.

Anónimo disse...

Já que não há excepções para algumas necessidades da população como o tema da fronteira também não acho que deva haver excepções para festas, em Barrancos primeiro terá que resolver as necessidades de várias famílias e empresas e depois virá o lazer. Com fome a festa não será para todos.

Anónimo disse...

Com tanta falta de Higiene que há nos dias da feira de Barrancos, ainda andam pesando em divertir-se. Tenham mas é juízo e pensem mais na saúde das pessoas. Bem Hajam

Jacinto Saramago disse...

Ora aqui está uma argumento (19h20) mais que válido: está em causa a saúde pública! Ainda há gente que não percebeu?
Cpts