terça-feira, 12 de maio de 2020

Abutres da Contenda comem vaca em trabalho de parto e metade da cria

Em pouco mais de duas horas, um bando de abutres ataca, mata e come uma vaca a parir e metade da sua cria, que estava a nascer. O incidente ocorreu por volta das 18h30, do passado dia 8 de maio, sexta-feira, no monte da Armada, na zona das Cumbres, propriedade de Romão Durão.
De acordo com o proprietário da pequena exploração de pecuária, ouvido pelo eB, “eram abutres às centenas, e em pouco mais de duas horas devoraram a vaca e metade do bezerro, porque a outra metade ainda estava dentro da mãe”!  Não estamos contra "a criação dos abutres na herdade da Contenda, mas não pode esta esquecer de os alimentar”, evitando estes ataques, que, na sua opinião vai votar a repetir-se. Dantes, os abutres eram alimentadas com restos do matadouro de Beja, "agora andam esfomeadas, e qualquer animal no chão é atacado".
Recorde-se, conforme o eB tinha divulgado, em novembro de 2019, uma matilha esquecida das montarias da Contenda entra na mesma herdade, onde ataca e mata 10 ovelhas. Neste caso, só depois de várias reclamações junto da Câmara Municipal de Moura (CMM), proprietária e gestora da Herdade da Contenda, conseguiu ser ressarcido das despesas - “pagaram 800 euros, que mal deu para  cobrir as despesas com veterinários”, esperando agora "celeridade nas respostas", e mais atenção a um problema que, na sua opinião, poderá afetar todas as explorações pecuárias da zona, disse.
Fotos: Cortesia RCD, 08-05-2020

Sem comentários: