terça-feira, 28 de abril de 2020

A Herdade da Contenda e o Abutre-preto

O vídeo retrata a história e os valores naturais da Herdade da Contenda, com especial ênfase para o Abutre-preto, que possui neste território o único núcleo reprodutor da espécie atualmente existente no Alentejo.
A recuperação da espécie nesta região resulta dos esforços de conservação liderados pela Liga da Proteção da Natureza (LPN) e desenvolvidos ao longo da última década no Sudeste do Alentejo, com destaque na Herdade da Contenda no contexto de uma colaboração conjunta duradoura e de sucesso.
Com a duração de 8 minutos e disponível nas plataformas eletrónicas do município de Moura e da empresa municipal, o documentário revela a beleza e a biodiversidade que caracterizam a Herdade da Contenda, com cerca de 5267 ha, situada na freguesia de Santo Aleixo da Restauração, propriedade do município de Moura.
Inclui imagens alusivas ao percurso de Murtigão, Abutre-preto nascido na Contenda em abril de 2018 e marcado pela LPN no verão do mesmo ano com um emissor GPS/GSM cedido pela Vulture Conservation Foundation, no âmbito de um projeto financiado pela MAVA Foundation.
Este vídeo foi produzido pela Wildstep Productions para a Herdade da Contenda, Empresa Municipal, no âmbito do projeto POCTEP Orniturismo, co-financiado pelo Interreg V A Espanha-Portugal e do qual a LPN é parceira
(Fonte: texto e vídeo, LPN)

Sem comentários: