quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Cancelado o tradicional lume de Natal de Barrancos (atualizada)

Por impedimento legal, o tradicional lume de Natal, no centro da praça grande de Barrancos, foi cancelado, estando agora os serviços municipais a retirar a lenha que se encontrava no local desde o passado dia 8 de dezembro.
Entretanto, segundo o comunicado da CMB, abaixo publicado, a decisão de cancelamento do lume foi tomada, por unanimidade, pelo "Centro de Coordenação Operacional Municipal, CCOM, realizada esta tarde". 
Mais, acrescenta o comunicado, que o Decreto nº 11-A/2020, de 21/12, proíbe expressamente "ajuntamentos no espaço publico, com mais de seis pessoas", tendo ainda sido atendidas as  "orientações claras das autoridades (GNR), resultante de várias queixas de munícipes".
praça de Barrancos em 18/12/2020
limpeza da praça, 18h00
(Foto: Cortesia AS, 23-12-2020)
limpeza da praça, 18h30/18h45
(Foto: Cortesia AS, 23-12-2020)
a praça, esta noite, pelas 20h00
(Foto: Cortesia AG, 23-12-2020)
Comunicado CMB

8 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida a medida mais sensata e compreensível.
Para o ano festejamos a dobrar.

Anónimo disse...

primeiro temos de resolve o virus.
depois então as festas.
entristece-me não tero o nosse lume de natal mas primeiro a saude.

Anónimo disse...

Então mas estavam a espera do quê? Não lembra a ninguém fazer o lume e fechar bares e restaurantes...

Unknown disse...

Bom dia,Jacinto. Só uma dúvida que anda na cabeça de todos nós,o lume foi cancelado por queixas da população ou porquê a autarquia foi proibida de o acender? É que se ouvem muitas versões mas a que tem logica é a ultima! Feliz natal.

Jacinto Saramago disse...

Bom dia, anónimo/a das 8h54
O comunicado da CMB, assinado pelo seu presidente, para além de invocar o (anexo V) do Decreto nº 11-A/2020, de 21/12, como norma proibitiva de "ajuntamentos no espaço publico, com mais de seis pessoas", refere que segue as "orientações claras das autoridades (GNR), resultante de várias queixas de munícipes"!!
No caso, em apreço, só a GNR e os demais elementos do CCOM, estarão em condições de esclarecer se houve ou não houve queixas!

Recordo que, na Fêra, com mais potencial de ajuntamentos, não houve registo publico de queixas, talvez porque houve aqui uma antecipação estratégica e inteligente da comissão de festas que, apesar das pressões, entendeu "cancelar a fêra, para cuidar da saúde", em meados de julho!

Boas Festas.

Anónimo disse...

Pelo que vejo, relativamente à lei, esta bem elucidado, não é permitida os ajuntamentos, coisa que contrariamente o lume de Natal iria proporcionar.
No meu ver, e apenas como cidadão, não sei qual a necessidade de se andar a meter as pessoas umas contra as outras, pior ainda, pela câmara.
Todos sabem, inclusive o município, os tempos difíceis que temos passado, estar a querer justificar o não poder fazer o lume, com as queixas que as pessoas possam ter apresentado, não é correto, e apenas demonstra incapacidade de tomar decisões acertadas e responsáveis.
Se houve queixas ou deixou de haver, o município apenas tem de informar que o lume não foi realizado, porque não é permitido festas nem ajuntamentos.
Mas em vez disso justifica-se desresponsabilizando-se com a população, do facto de não poder ser feito.
E se a população não se queixasse já se podia realizar?

IANTT disse...

Parece una medida sensata en base a la situación actual, y a fin de evitar aglomeraciones.

Ya habrá tiempo para festejar y celebrar todo

Un saludo

Jesús

Jacinto Saramago disse...

Jesus/IANTT
Um ano para não esquecer!!
Mais lume/natais haverá, mas que esta maldita pandemia termine rapidamente.
Veremos com as vacinas.
saludos.