sexta-feira, 20 de novembro de 2020

COVID 19 - Creche de Barrancos encerrada "por um positivo"

A Creche de Barrancos encontra-se encerrada desde segunda-feira, dia 16, depois duma criança ter testado positivo à Covid 19.
A creche, que pertence à IPSS Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos, encerrou para garantir a quarentena das crianças, educadoras e auxiliares.
Entretanto, segundo a "informação da CMB", divulgada ontem à tarde no seu perfil facebook, "a instituição levou as suas colaboradoras a realizar testes serológicos no dia 18, quarta-feira, em Serpa", tendo havido "duas que tiveram resultados de vestígios de IgM (têm anticorpos, mas não são portadoras do vírus), sendo estes confirmados pela realização de teste PCR rápido (zaragatoa), que também deu negativo." Ainda de acordo com a CMB, as "duas colaboradoras irão realizar novos testes PCR (zaragatoas)", no domingo, dia 22, em Évora.
A reabertura da creche, que chegou a ser ponderada para a próxima segunda-feira, dia 23, não foi confirmada pela IPSS, nem no comunicado da CMB, que aproveita para fazer um apelo para "manter-se a calma, evitar sempre a deturpação da informação, de modo a evitar o alarmismo social, com base em informações menos corretas".
Recorde-se que a Creche de Barrancos fica num dos extremos do edifício onde funciona a ERPI (estrutura residencial para pessoas idosas), conhecido como Lar de de Barrancos.

Creche de Barrancos.
Foto: Arquivo 
eB, 25-09-2014

5 comentários:

João Martins disse...

Que grande confusão que vai "práqui". Não percebo como se pode afirmar que não se é portador do vírus quando o PCR dá positivo ... E também, já agora, o teste serológico não indica vestígios. Ou há anticorpos ou não há. E se houver é porque houve contacto directo com o SARS-Cov 2... ainda bem que se pede para não haver deturpação da informação ...

Anónimo disse...

Tantos médicos e médicas que há em Barrancos!!! (Mas enfim)!!!

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor
Por lapso, inicialmente tinha escrito que "PCR rápido (zaragatoa), que também deu negativo", quando, na verdade, tinha "dado negativo", conforme consta no comunicado da CMB. O erro já está retificado no texto da noticia.

João Martins disse...

👍🏻

Jacinto Saramago disse...

A/o anónimo/a das 9h19
Tal como no futebol, mas o importante é não deprimir. Cabeça erguida e força! Há de passar.
cpts