Foi ontem "inaugurada" a ligação da conduta adutora Moura/Barrancos, a partir dos reservatório de S. Lourenço (Moura), que vai combinar água de superfície da albufeira do Enxoé com a das captações de Moura-Ficalho, até aos depósitos do alto de Sº Bento (Barrancos), no âmbito do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas dos Alentejo (SPPIAA).
A vila de Barrancos tem sido abastecida de água a partir da albufeira do Bufo, situada no rio Múrtega (ETA do Bufo), desde 1982/1983, data da ligação dos primeiros ramais domiciliários de água.
Entretanto, de acordo com a informação disponibilizada pela CMB, "a atual ETA do Bufo será mantida ativa, constituindo o açude do Bufo uma origem complementar para o abastecimento a Barrancos, contribuindo para a resiliência deste abastecimento, sendo a redundância de infraestruturas justificada pelo elevado risco associado às longas distâncias de condutas a percorrer e elevado número de estações elevatórias intermédias".
obras - sistema de abastecimento de água e saneamento básico de Barrancos (Foto: Pormenor dos ramais domiciliários na R Dr. Higino de Sousa, Barrancos, 1980/1981) |
1 comentário:
mas atenção, muita, muita atenção à qualidade da água.
Poderá saber melhor (menos cloro) mas está altamente contaminada, antes tratamento, e portanto muito cuidado com os parametros, constantemente.
António Eloy
Enviar um comentário