terça-feira, 6 de julho de 2021

Água de Alqueva chegou ontem a Barrancos

Foi ontem "inaugurada" a ligação da conduta adutora Moura/Barrancos, a partir dos reservatório de S. Lourenço (Moura), que vai combinar água de superfície da albufeira do Enxoé com a das captações de Moura-Ficalho, até aos depósitos do alto de Sº Bento (Barrancos), no âmbito do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas dos Alentejo (SPPIAA).

A vila de Barrancos tem sido abastecida de água a partir da albufeira do Bufo, situada no rio Múrtega (ETA do Bufo), desde 1982/1983, data da ligação dos primeiros ramais domiciliários de água. 

Entretanto, de acordo com a informação disponibilizada pela CMB, "a atual ETA do Bufo será mantida ativa, constituindo o açude do Bufo uma origem complementar para o abastecimento a Barrancos, contribuindo para a resiliência deste abastecimento, sendo a redundância de infraestruturas justificada pelo elevado risco associado às longas distâncias de condutas a percorrer e elevado número de estações elevatórias intermédias".

obras - sistema de abastecimento de água e saneamento básico de Barrancos
(Foto: Pormenor dos ramais domiciliários na R Dr. Higino de Sousa, Barrancos, 1980/1981)

(Foto: CMB, 05-07-2021)

1 comentário:

aeloy disse...

mas atenção, muita, muita atenção à qualidade da água.
Poderá saber melhor (menos cloro) mas está altamente contaminada, antes tratamento, e portanto muito cuidado com os parametros, constantemente.
António Eloy