quarta-feira, 16 de junho de 2021

17.ª edição do Festival Terras sem Sombra - "arranca" este fim-de-semana em Barrancos (19 e 20 de junho)

Após a interrupção da programação de 2020 - devido à situação pandémica -, o Festival Terras Sem Sombra (FTSS) regressa ao convívio com os seus públicos, começando este fim-de-semana, 19 e 20 de junho, em Barrancos.

O programa do fim-de-semana inaugural do Festival, tem como destaque a atuação dos Les Abbagliati no Cineteatro de Barrancos, sábado, dia 19, às 21h30. (ver abaixo o programa; aguardando-se o cartaz)

Em formato de quarteto, o agrupamento apresenta-se com a cantora Soetkin Elbers (soprano), Sien Huybrechts (flauta), Rona Kernoa (violoncelo e viola da gamba) e Dimos de Beun (cravo), artistas-chave no panorama da música europeia da atualidade. Les Abbagliati apresentam um programa intitulado “As Harmonias do Amor: Paixão e Superação na Música Barroca”, que integra peças dos compositores Händel, Bononcini, Scarlatti, d’Astorga e Vivaldi. O nome do agrupamento – em português, Os Deslumbrados –, traduz bem o deslumbramento por um património artístico do Barroco, um período que marcou indelevelmente a História da Música

A par do momento musical, o fim-de-semana integra ainda as ações de Património e de Salvaguarda da Biodiversidade. Na tarde de sábado, dia 19, às 15h00, realiza-se uma visita guiada pela vila de Barrancos, intitulada “Entre o Alentejo e a Andaluzia”, sendo guias Lídia Segão, arqueóloga do museu municipal e José António Falcão, historiador de arte. A peculiar história da localidade (Barrancos) será pretexto para um olhar e reflexão acerca das particularidades do urbanismo e da arquitetura (tradicional e erudita), numa zona raiana profundamente marcada pelo encontro das tradições construtivas do Alentejo e da Andaluzia, a que Barrancos imprimiu um cunho próprio. 

No que respeita à atividade de património natural, o convite é para a observação da geodiversidade do Vale da Ribeira de Múrtega, sob a orientação do geólogo João Matos, do Laboratório Nacional de Geologia e Energia. Esta ação, decorre domingo, dia 20, às 9h30, com concentração no jardim do Miradouro.

O programa do Festival Terras sem Sombra em Barrancos oferece uma oportunidade rara para se assistir a um concerto de música barroca por um ensemble que tem atuado em diversos festivais internacionais, assim como propõe atividades que visam a sensibilização para a salvaguarda do património histórico e cultural de uma das regiões raianas mais singulares de Portugal.

(programação  19 e 20 de junho de 2021- Barrancos)


O calendário para 2021 do Festival Terras sem Sombra prosseguirá a 26 e 27 de Junho, em Alter do Chão, com a presença do agrupamento La Ritirata, num concerto subordinado ao tema “Il Spiritillo Brando: Música de Corte na Península Ibérica e no Vice-Reino de Nápoles (Séculos XVI-XVII)”. Os concelhos de Arraiolos (3 e 4 de Julho), Santiago do Cacém (17 e 18 de Julho), Castelo de Vide (31 de Julho e 1 de Agosto), Beja (7 e 8 de Agosto), Sines (21 e 22 de Agosto), Ferreira do Alentejo (4 e 5 de Setembro), Viana do Alentejo (12 e 13 de Setembro) e Vila Nova de Mil Fontes (18 e 19 de Setembro) seguem-se na programação da presente temporada do Festival.

A exemplo das anteriores temporadas, a programação inclui, para além da Música, atividades de Património e Salvaguarda da Biodiversidade.

O Festival Terras sem Sombra é uma temporada cultural que, em itinerância por diversos concelhos do Alentejo, propõe um programa que abarca a música erudita, o património e a salvaguarda da biodiversidade. Todas as atividades acontecem aos fins de semana e são de entrada livre e gratuita.

Promovido pela associação Pedra Angular – entidade cultural e científica, sem fins lucrativos, fundada em 1996 –, o Festival é uma iniciativa da sociedade civil que visa dar a conhecer a um público alargado um território, o Alentejo, que sobressai pelos valores ambientais, culturais e paisagísticos e apresenta um dos melhores índices de preservação da Europa. A sensibilização das comunidades locais para a valorização e a salvaguarda dos recursos culturais e naturais é uma prioridade do Festival. 

O Festival Terras sem Sombra é um projeto co-financiado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER.

Sem comentários: