quarta-feira, 3 de março de 2021

COVID 19 - Como está Barrancos de vacinação?

Cerca de 14% da população de Barrancos (aprox. 230 habitantes) está vacinada contra a Covid19, mas só um terço desta tem já a segunda dose. A nível nacional, a população vacinada, à data de ontem, ronda os 9%, praticamente a mesma percentagem que no Alentejo (fotos abaixo).

No passado dia 22 de fevereiro estimámos que cerca de 5% de barranquenhos estariam vacinados. Entretanto, na semana passada, dia 24 de fevereiro, começou em Barrancos o processo de vacinação dos maiores de 80 anos (vacina Pfizer), juntamente com o grupo de mais de 50 anos, com uma das quatro comorbilidades identificadas: doença coronária, insuficiência cardíaca ou renal ou doença pulmonar obstrutiva crónica (vacina AstraZeneca). De acordo com a informação disponibilizada pela ULSBA, Barrancos tem uma capacidade diária de vacinação de 75 utentes, tendo esta decorrido apenas nos dias 24 e 25 de fevereiro (quarta e quinta-feira).

Recorde-se que a população de Barrancos, com 65 e mais anos era, em 31/12/2017, de 365 indivíduos, dos quais 140 tinham mais de 80 anos.

Para a população (estimada) de Barrancos adquirir a imunidade de grupo até ao verão, têm de ser vacinados mais de 1150 habitantes (70%), um número nada difícil de atingir, assim haja vacinas. E não pare o processo de vacinação!

A vacinação dos grupos prioritários e de risco deve continuar, sendo que esta semana "Barrancos fez uma pausa", e não vacina ninguém! Esperemos que na próxima semana recomece a vacinação.

Fonte: SIC, 01-03-2021)

Relatório de vacinação, semana 8
(Fonte: DGS, 02-03-2021)

6 comentários:

Anónimo disse...

Muito pouca gente vacinada. Acho eu!!!

Jacinto Saramago disse...

Podia e devia haver mais, mas estamos acima da média regional e nacional.
Cpts

Anónimo disse...

Nesse caso todos tem uma população tão reduzida e idosa como a nossa, ou será que não???

Jacinto Saramago disse...

a/o anónimo/a das 14h59
Ser for mais explícito, poderá alguém perceber e responder!
cts

Anónimo disse...

Só queria saber se o resto dos concelhos do país tem uma população tão reduzida como a nossa e também idosa como a maioria da população de Barrancos??? Para saber se estamos em pé de igualdade com os restantes concelhos do país???

Jacinto Saramago disse...

A/o anónimo/a das 16h05
Não consigo dizer a proporção de população, por grupos, mas posso afirmar que BRCs é o município com menos população de Portugal continental. Segundo o INE, a população estimada de BRC era, em 31/12/2017, de 1640 almas. Hoje, não sei quantas, mas certamente menos 100. Ou mais!
Cpts