segunda-feira, 22 de março de 2021

CENSOS 2021 - Esclarecimento de dúvidas sobre as fases do processo

No seguimento de dúvidas sobre a aplicação das Fases do Processo de Recolha o INE esclarece o seguinte:

Fase I – Distribuição

A partir de 5 de abril, todos os alojamentos vão receber uma carta com a informação necessária para a resposta aos Censos 2021 (com um código e password únicos) para resposta preferencial através da internet (ou telefone), distribuídas pelos recenseadores, sendo recomendado à população que responda com a maior brevidade possível e de preferência até 3 de maio.

Fase II – Resposta

A resposta aos Censos pode ser iniciada a partir de 19 de abril. Recomendado à população que responda com a maior brevidade e de preferência até ao dia 3 de maio. A partir de 10 de maio o Recenseador vai distribuir, preferencialmente na caixa de correio, um aviso de apelo à resposta para os alojamentos que ainda não tenham respondido, disponibilizando nesse aviso toda a informação necessária, quer para a resposta quer para pedido de esclarecimentos.

Fase III – Conclusão

Tem início a 31 de maio e a partir desta data a resposta resultará essencialmente do contacto porta-a-porta que os Recenseadores estabelecem com todos os alojamentos que ainda não responderam e fazem um último apelo à resposta pela Internet ou Telefone e, só nos casos em que tal não seja possível, recolhem a informação diretamente com o preenchimento dos questionários em papel.

Observações 

As fases indicadas são orientadoras, devendo ser-lhes aplicada a necessária flexibilidade, salvaguardando que as datas intermédias referidas na Fase II e III podem ser adaptadas em função do ritmo das respostas e das características da área geográfica e da sua população. 

Para mais informação e esclarecimentos, contactem sempre os recenseadores locais, que irão estar localizados na Junta de Freguesia de Barrancos (Telef. 285 958 121)

Sem comentários: