sábado, 6 de março de 2021

Tribunal Superior de Justicia de Extremadura "enterra projeto da mina de urânio" (de Zahinos - Espanha)

O Tribunal Superior de Justicia de Extremadura (TSE-Badajoz), aprovou acórdão favorável à decisão do governo regional da Extremadura de não autorizar a pesquisa de urânio na herdade de Cabra Alta, de 8000 ha, situada nos municípios de Zahino, Villanueva del Fresno, Oliva de la Frontera, Higuera de Vargas y Jerez de los Caballeros (Espanha). Com esta decisão, o TSJExt indefere o recurso apresentado pela empresa QBis contra a resolução da Junta de Extremadura de 2020, que anulava a autorização para pesquisa que tinha sido concedida inicialmente.

Recorde-se que o processo de exploração de urânio nesta zona, que o eB acompanhou com preocupação, foi sempre rejeitada pelas populações da região, incluindo a parte portuguesa, que ativamente participaram em várias manifestações promovidas pela Plataforma "Dehesa sin unanio", cujos lideres chegaram a ser recebidos na Assembleia da República.

Estão de parabéns as populações de  Zahino, cujo alcalde já veio saudar publicamente a excisão, de Villanueva del Fresno, de Oliva de la Frontera, de Higuera de Vargas y de Jerez de los Caballeros, e de Barrancos, cujo presidente da Câmara Municipal também se associou à iniciativa  participando numa manifestação. 

Estão, também, de parabéns os membros da plataforma cívica e ambientalista "Dehesa sin Uranio", entre eles o Dr. António Eloy, conhecido de Barrancos, e coordenador do Observatório Ibérico de Energia, que ouvido esta tarde pelo eB, se mostrava "muito feliz com esta decisão do tribunal, que veio enterrar definitivamente um vergonhoso processo que teria consequências gravíssimas para as populações e ecossistemas dos dois lados da fronteira". 

uma iniciativa da plataforma ambientalista
(Foto: Arquivo eB, 09-07-2019)

2 comentários:

aeloy disse...

Obrigado Jacinto, também pelo teu apoio e divulgação da luta dos nossos povos irmãos contra este enorme atentado ambiental.
Hoje quando passado pouco da decisão do tribunal me ligaram foi um dos momentos de grande felicidade da minha vida.
Vale a pena lutar por valores, pelas nossas terras e sua sustentabilidade.
Obrigado
António Eloy

aeloy disse...

na minha newsletter
https://obseribericoenergia.pt/index.php
além de mencionar e agradecer o teu apoio haverá mais noticias sobre este caso.