quarta-feira, 15 de julho de 2020

COVID 19 - Declarada a situação de calamidade, contingência e alerta até 31 de julho

Pela Resolução do Conselho de Ministros nº 53-A/2020*, ontem publicada, foi declarada, na sequência da situação epidemiológica da COVID-19, até às 23h59 do dia 31 de julho de 2020:
a) A situação de calamidade:
i) Nas freguesias de Alfragide, Águas Livres, Falagueira-Venda Nova, Encosta do Sol, Venteira, Mina de Água, do concelho da Amadora;
ii) Na União das Freguesias de Pontinha e Famões, União das Freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival de Basto, União das Freguesias de Ramada e Caneças e Odivelas, do concelho de Odivelas;
iii) Na Freguesia de Santa Clara, no concelho de Lisboa;
iv) Na União das Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho, do concelho de Loures;
v) Na União das Freguesias de Agualva e Mira-Sintra, Algueirão-Mem Martins, União de Freguesias do Cacém e São Marcos, União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, União das Freguesias de Queluz e Belas e Rio de Mouro, do concelho de Sintra;
b) A situação de contingência na Área Metropolitana de Lisboa, com exceção dos municípios e freguesias abrangidos na alínea anterior;

c) A situação de alerta em todo o território nacional continental, com exceção da Área Metropolitana de Lisboa.
* retificada pela Declaração de Retificação nº 25-A/2020, de 15/7.
Cf, também o Decreto-lei nº 37-A/2020, de 15/7, que Altera o regime sancionatório aplicável ao incumprimento dos deveres estabelecidos por declaração da situação de alerta, contingência ou calamidade

12 comentários:

Anónimo disse...

Jacinto, não ha desenvolvimentos da doença em Barrancos? Deveria haver um relatório diario por parte da autarquia e da proteção civil local, mas pelos vistos nao ha nada.

Jacinto Saramago disse...

Caro(a) anónimo(a)
Não é o primeiro comentário sobre o assunto, sendo que os outros eram "reservados", mas nao tenho resposta. Presumo que os comunicado da PC sejam publicados no site da CMB e no seu facebook.
Contudo, para ficar descansado(a), posso dizer que o casal está estável, ligeiramente melhor, confinados na sua residência. Não se conhece mais nenhun caso positivo, sendo que dos seus contactos pessoais directos há quem tenha ido fazer testes. Um deles, ainda ontem, foi negativo.
Cpts

Anónimo disse...

Menos mal e que assim se mantenha. Mesmo por ter consultado o facebook da cmb e só ter encontrado a informação de dia 13 é que decidi perguntar por aqui no seu blog. Julgo que mesmo sem desenvolvimentos (mais ou menos casos) devem essa informação aos munícipes, assim como pessoas em observação, contatos, etc... um pouco à imagem do que acontece com Moura que publicou ha cerca de 40 min a sua informação diária.
Desde ja agradeço o seu esclarecimento.

Jacinto Saramago disse...

Se tiver alguma inf complementar, que presuma a não violação do segredo estatístico ou dados pessoais, publicarei para conhec geral.
Cpts

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor, em referência ao comentário anónimo (abaixo, em parte), que muito agradeço, que espero compreenda os "cortes". Abç.
(..)
Publicada por Anónimo em estado de Barrancos a 16 de julho de 2020 às 08:37
...
O Jacinto informando, como sempre através do eB, (...)
(...)
A informação, deveria ser quase diária relativamente ao assunto, afixando a informação nos locais habituais, afinal mil seiscentos e picos habitantes, na maioria idosos, cuja população desconhece por completo os novos meios de informação.
Esperemos, que os infectados em Barrancos fiquem por aqui, apraz-me saber que que se encontram estáveis.
(...)

Anónimo disse...

Jacinto, "compreenditi". Mas não escrevi à toa ! Abraço.

Jacinto Saramago disse...

A/o anónimo7a das 9h07
Eu percebi, tal como percebo os outros comentaristas que, como o mesmo assunto, pediram "reserva".
cpts

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor
Como devem ter reparado, a CMB/Prot Civil procedeu ontem à atualização dos dados sobre a COVID19 em Barrancos, divulgando uma nota no seu perfil facebook:
https://www.facebook.com/camaramunicipaldebarrancos/posts/704550883667884

cpts

Anónimo disse...

Muitas pessoas questionam, e não se encontra essa informação em lado nenhum.
Que fazer quando estamos confinados? Quem nos traz bem essenciais a quem pedimos? Do que sei as pessoas estão a desenrrascar-se por elas próprias. Não havia uma euipa de voluntários não sei para quê? onde andam??
Mais, as pessoas andam desorientadas a fazer testes por elas mesmas, é o que consta. A PC não acompanha vai sabendo por travessas e depois... enfim sabia-se que dar louvores antes do trabalho feito dava nisto. ;)

Jacinto Saramago disse...

A/o anónimo/a das 9h53
Do referido, nada consigo confirmar, para além do que consta no comunidade de ontem da CMB/SMPC.
Soube-se, ontem, que, pelo menos 3 pessoas que conviveram proximamente com os casos positivos, foram fazer testes, uma delas já sabe que está negativa.
cpts

Anónimo disse...

Pois sim e algumas dessas pessoas tiveram que pagar os testes dos bolsos deles quando foram incitado pela autarquia para os fazer! Sendo assim, acho que deveriam ser comparticipado ou então entrarem em conta no tal plano de apoios que foi criado por causa do covid.
Cptos.

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo das 00h25

Segundo a explicação do Sr. Cmdt Operacional Municipal da Proteção Civil (CMB/SMPC), a quem pedi apoio para responder:

“Todas as pessoas por residência, por eventual contato direto e/ou proximidade, foram contactadas pela equipa multidisciplinar que constitui o CCOM, aconselhando-as a contatar por sua vez, a Saúde 24, relatar a sua situação e cumprir as indicações desta entidade. 

Perante este enquadramento, 3 cenários surgiram:

Cenário 1: houve pessoas que cumpriram o aconselhamento, ligando para S24, aguardaram e cumpriram as indicações desta entidade e não pagaram nada;

Cenário 2:  houve pessoas que cumpriram o aconselhamento, ligando para S24, mas por razões pessoais decidiram por sua iniciativa realizar os teste em entidades privadas, não aguardando o contato da S24 . Neste contexto, tiveram de pagar o teste. Posteriormente foram contactados pela S24 para fazerem testes de forma gratuita. Nota: estas pessoas fizeram testes por sua iniciativa, sem qualquer indicação de outra entidade;

Cenário 3: houve pessoas que apesar do aconselhamento, decidiram não contactar a S24, nem fazer qualquer teste, por alegarem não ter estado em contacto com as pessoas em causa”

Espero que tenha ficado esclarecida/o.
Cpts