segunda-feira, 20 de julho de 2020

Barrancos junta-se a Encinasola e Fuenteheridos para a criação da "Rota/Ruta turística transfronteiriça da ribeira do Múrtega"

Decorreu no passado dia 6 de julho, em Encinasola, um reunião entre o presidente/vereadora da câmara de Barrancos, e os alcaldes/consejales dos ayuntamientos de Fuenteheridos e de Encinasola, "para dar os primeiros passos para a criação da Rota Turística Transfronteiriça da Ribeira de Múrtega". 
Nesta primeira reunião, a CMB manifestou o "interesse e disponibilidade para integrar o projeto, apresentando algumas sugestões para o seu arranque e estabelecimento de canais de comunicação que permitirão avançar no desenho e desenvolvimento da Rota".  Para o presidente da CMB, J. Serranito Nunes, a "concretização deste projeto reforçará a oferta turística do Município de Barrancos e de todos os Municípios envolvidos".
Segundo o jornal La Vanguardia (Andalucia),  de 18 de julho, "el río Múrtigas es el que tiene mayor longitud de la Sierra de Aracena y Picos de Aroche, con algo más de 80 kilómetros y tras nacer en la Fuente de los Doces Caños, en Fuenteheridos, atraviesa los términos municipales de siete localidades serranas, - Fuenteheridos, Galaroza, Jabugo, La Nava, Cumbres Mayores, Cumbres de San Bartolomé y Encinasola, para desembocar, ya en Portugal, en el río Ardila, en Barrancos. No obstante, la cuenca del Múrtiga se extiende por nueve localidades más."
Recorde-se que as águas da ribeira do Múrtega, que nascem na fuente de los 12 caños, em Fuenteheridos, abastecem a Vila de Barrancos a partir da albufeira do Bufo, mas chegam a este reservatório muito mal tratada e poluída. Neste sentido, o projeto, tem potencialidades que Barrancos pode aproveitar, mas só será exequível se tiver uma vertente virada para a despoluição e limpeza da ribeira em toda a sua extensão, um processo delicado e complexo que tem de envolver as populações "da cuenca del Múrtiga".
Google Mapas - percurso Barrancos/Fuenteheridos
(Print 19/07/2020)
Foto: CMB, facebook)

5 comentários:

Anónimo disse...

Relativamente ao último parágrafo, este atentado ambiental vem de longa data. Não seria pertinente que o executivo municipal, participasse o mesmo à Inspecção Geral da Agricultura,do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) ?

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo/a
Como diz, e confirmo, este "atentado ambiental", já tem dentes, tal como as denúncias ou queixas enviadas pelas autoridades locais aos serviços antecessores da IGMAOT! Recordo, espero não omitir nemhuma delas, que começaram ainda nos anos 1990, algumas em conjunto com o Ayt Encinasola, para as aut. espanholas,outras tantas nos anos seguintes, 2000, 2002, 2004, e por ai adiante, quase anuais! Resultados, a colocação de um sistema de monitorização da qualidade da água, julgo que em dois pontos, que por estas datas deven ter apodrecido.
Cpts

Tói Guerreiro disse...

... caro Jacinto, neste caso vamos denunciar à IGAMAOT, através do site https://www.igamaot.gov.pt/balcao-eletronico/denunciar/, no qual existe um formulário de denúncia no espaço público. E aqui apelo a todos visitantes do teu blog, para que o façam. Como dizes, este crime já tem dentes, mas a persistência muitas vezes é o caminho do objectivo e neste caso a Câmara que reforce também, mais uma vez este direito, para a salubridade da população.

Tói Guerreiro disse...

Jacinto, seria possível noticiares alguns dados necessários para ajudar e complementar o preenchimento do formulário da denúncia, conforme o mesmo?

Jacinto Saramago disse...

Toi Guerreiro
Acho que o potencial interessado em denunciar o estado de degradação ambiental das águas da ribeira do Murtega, não precisa mais informação. Basta seguir os itens do formulário, que não parece dificil preencher. Quando não tiver elementos suficientes, referir essa nota, e passa à frente. Compete ao serviço que vai tratar da denuncia, confirmar os factos denunciados.
abç.