terça-feira, 14 de julho de 2020

Há Terras que são como ‘"lares a céu aberto", por enquanto ainda livres de Covid 19*

Segundo o jornal "Público", de 5 de julho, de onde foi roubado e adaptado o título, quatro meses depois da chegada do coronavírus a Portugal, há 21 municípios portugueses que continuam sem qualquer caso de infeção, entre os quais, à data, estava também Barrancos (com dois casos positivos, desde ontem, dia 13). São cidades e aldeias do interior, isoladas e envelhecidas, onde o vírus ameaça chegar nas férias à boleia dos emigrantes e das pessoas que “vão à terra”. Ainda segundo o mesmo jornal, os especialistas querem equipas de saúde pública “pequenas e rápidas” para travar o previsível aumento de mortes entre os idosos.
No caso de Barrancos, não me parece que o "foco de contágio" esteja nos "emigrantes que regressam à terra", mas antes na descontração como nos comportamos no dia-a-dia, por vezes sem respeitar o distanciamento social e sem máscara (nalguns cafés ou esplanadas), e na idiotice de "fazer a fêra", alegadamente para "manter" as touradas,  que no caso até estão protegidas pela lei, descuidando a questão principal: a saúde pública da comunidade barranquenha.
Recorde-se que a "Festa/Fêra de Barrancos 2020" foi cancelada pela sua comissão organizadora, pelos motivos constantes no comunicado púbico de 10/06/2020.
mapa de Portugal, 05/07/2020
(in Jornal Público, da mesma data)
mapa de Portugal, em meados de setembro de 2020
(adaptado pelo eB)

3 comentários:

Anónimo disse...

Em Barrancos, às vezes, parece que só há gente tonta e alucinada. Nâo queremos cá fêra nem feirinham nem nada. E ao realizar-se a culpa será inteiramente da câmara que o permita. Não façam tabuados e não permitam nada pelo amor de Deus. Há tempo de fêra e festas deixem-se de hidiotises

Anónimo disse...

Subscrevo inteiramente...Soube por fontes alheias que a camara está atentar arranjar forma de organizar uma tourada...
Devia-se ao menos perguntar ao povo o que pensa, pois sei que a maioria é contra.
Seria um bom tema para debate no blog.

Abraço

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo/a das 18h29
Essa questão da "tourada", alegadamente para "preservar a tradição", foi equacionada inclusive, em reuniões com a CF, que, como sabemos, cancelou a festa.
Como disse no post, parece-me uma idiotice pensar nisso, "como está la plaza"! E um trocadilho, que até fica bem nesta arte!
Cpts.