quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Campanha de promoção da recolha do Lixo "porta-a-porta" - sistema payt

Conforme o eB já tinha anunciado, Barrancos será visitado brevemente pelos "monitores da Resialentejo,... para explicar como pode poupar se separar corretamente os seus residíduos". Vamos conhecer, a curto prazo, o sistema payt.
Antes disso, não perca o evento de lançamento do projeto no Cineteatro de Barrancos, dia 30 de outubro, próxima quarta-feira, às 18h00.
Folheto distribuído na Vila de Barrancos
(Foto: eB, 22-10-2019)
calendário da recolha do lixo em Barrancos (a começar em data a anunciar)
(Os sacos serão adquiridos na CMB e no Posto de Turismo de Barrancos!)
(convite de lançamento do projecto em Barrancos)

8 comentários:

Anónimo disse...

Perguntas frequentes no link da resialentejo que diz "Nos dias em que não há recolha de indiferenciado o que devo fazer?" RESPOSTA:Poderá tentar adaptar a sua produção de resíduos aos dias da recolha, de forma a evitar maus cheiros em casa. Por exemplo cozinhar peixe no dia da recolha, de forma a ter esses resíduos o menos tempo possível em casa. Ou seja, também vão dizer-nos o que comer e quando comer!
Cá para mim, vai haver muitos sacos na rua e no chão, pois suponhamos que no dia da recolha eu não esteja em casa pois na vespera tenho que sair, o que faço? Deixo o saco na rua toda a noite visto não estar cá entre as 6h e as 8h?! E se num desses dias, levanto-me mais tarde???
Não percebo porque não aumentam os ecopontos em vários sitios do povo e sensibilizam a população para a utilização dos mesmos, seria bem mais simples para todos...

https://www.paguemenos.resialentejo.pt/faqs/

Anónimo disse...

Os sacos têm custo?
Estão identificados para saber a quem pertencem para no caso do conteúdo não corresponder ao indicado para a cor do saco?
E quando os cães e os gatos passem mais cedo que os funcionários da Junta, quem recolhe depois do meio da rua?

Sinceramente também sou da opinião da colocação de mais ecopontos, melhor manutenção e higiene dos existentes, tal como recolha dos mesmos, pois muitas são as vezes que vou depositar resíduos e estão completamente cheios sendo impossível.

Mas claro, são ideias, aqui valem o que valem, no dia 30 é o dia para serem colocadas e o sítio certo

Anónimo disse...

Em 99% dos povos a recolha dos lixos são sempre nos contentores e ecopontos, afinal os pontos de recolha estão bem divididos por todo o povo, o civismo do humano é que conta, não adianta só partilhar nas redes sociais que o planeta está poluído quando a maioria das pessoas jogam lixo no chão constantemente, não são capazes de dar um passo a pé, não contribuem com a reciclagem, etc...

Anónimo disse...

Bom dia Sr. Jacinto,
hoje reparei que a junta estava instalando em alguns sitios do povo uns conentores de plastico amarelos! Sabe algo sobre isso? É que com a recolha porta a porta dão a entender que vão acabar com os contentores e hoje vi que estavam pondo este tipo de contentores dito de reciclagem.
Grato.
Cptos.

Jacinto Saramago disse...

Caro anónimo das 9h50:
A JFB já tinha adquirido esses contentores amarelos há alguns meses, muito antes de saber desta alteração por parte da Resialentejo (recolha porta a porta)...

Contudo, ainda não há decisão sobre a continuidade ou não dos contentores/ecopontos do vidro, papel/plástico pelo que poderão ficar distribuídos pela Vila. O problema serão os contentores dos RSU indiferenciado, que, parece, serão recolhidos.

Mais, sugiro que os interessados assistam à apresentação do projeto, que vai decorrer no cineteatro de Barrancos, no dia 30/10, 4ªfeira, às 18h00.

cpts

Anónimo disse...

Muito obrigado pelo esclarecimento.
Ao meu ver, um grande erro a recolha dos contentores dos indiferenciados.
Cptos.

Anónimo disse...

Acho uma grande burrice se retiram os contentores!!!

Anónimo disse...

Os cães e gatos já esfregam as patinhas! Barrancos vai-se tornar uma lixeira. Ainda não perceberam que isso não vai dar em nada e vai ser pior...