segunda-feira, 22 de julho de 2019

Sobre a exibição do filme a Fuga Radioactiva, de Eduardo Soto e importante debate que seguiu

Uma curta metragem notável “A Fuga Radioactiva”, com a presença de Eduardo Soto, o realizador foi exibida no passado dia 9 de julho, terça-feira, em estreia nacional, em Lisboa na Livraria Ler Devagar.
A esta seguiu-se um debate que não pode contar com a participação de Pedro Soares (Presidente da Comissão Parlamentar de Ambiente) por motivos de agenda política, mas que esteve no inicio da sessão para falar com os membros da plataforma “Dehesa Sin Uranio”, que estiveram presentes e que, através de Maria José, fizeram uma apresentação da história e da forma como esta plataforma, organização única que envolve várias localidades ameaçadas pela mina de urânio e tem protagonizado manifestações massivas nessas várias localidades assim com em Mérida.
Esta plataforma e a sua/nossa luta foram na sessão classificadas como a mais importante e significativa iniciativa nos dias de hoje na Ibéria e que pode ser o motor e modelo para o regresso das lutas ecologistas à Península.
Foi feita a ligação ente esta luta e a contra as Alterações Climáticas e promoção da Dehesa/Montado que estão intimamente ligadas.
Participou também no debate Yolanda Picazo, que estava em Cuenca na altura da oposição a este cemitério nuclear, que nos descreveu a luta e fez o ponto desta situação, assim com fez algumas observações sobre as instalações nucleares ibéricas.
O António Eloy, que moderou, fez os enquadramentos do atual momento da nuclear, a nível mundial, e obviamente em Almaraz, com as últimas e sempre perigosas novidades, além de ter comentado a situação e riscos do mercado e da mineração de urânio.
No debate participou o realizador que informou também de outros trabalhos em curso, nomeadamente sobre o ciclo da nuclear, que aguardamos com a maior expectativa.
A Fuga Radioactiva, será exibido em diversos locais do âmbito da Plataforma, mas também no nosso país, e desde logo em Ferrel “ Capital da Luta contra o Nuclear” que se fez representar na sessão pelo presidente da Junta Pedro Barata.
Seguiu-se um agradável momento de convívio, troca de ideias e solidificação de amizades e carinhos.
No alto da árvore
A águia espreita
O coelho na toca
 
mesa do debate depois do filme
(Foto: Cortesia AE, 09-07-2019)

Sem comentários: