segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

40 anos das primeiras eleições autárquicas - subsídios para a história de Barrancos (parte III

No terceiro contributo do eB, divulgamos a lista dos Presidentes dos órgãos executivo (Câmara e Junta) e deliberativo (Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia), das Primeiras Eleições Autárquicas que decorreram a 12 de dezembro de 1976.
Passados 40 anos sobre a data das primeiras eleições autárquicas, para quando o reconhecimento dos "relevantes serviços prestados" por estes cidadãos, nas funções/cargos desempenhados em prol do Povo de Barrancos"?
.
 
 
 
,
Para além dos Presidentes acima indicados, muitos outros homens e mulheres integraram os quatro órgãos das duas autarquias locais de Barrancos, desde janeiro de 1977 (primeiro mandato democrático). No mandato em curso (2014/2017), são 27 os eleitos locais: 
- Câmara Municipal: cinco membros;
- Assembleia Municipal: 15 membros;
- Junta de Freguesia: três membros;
- Assembleia de Freguesia: nove membros.
Com frequência, falamos ou lembramo-nos, da "Câmara" ou da "Junta" - órgãos executivos do Município e da Freguesia, respetivamente - sendo que estas duas autarquias têm também os seus órgãos deliberativo  - a "Assembleia Municipal" e, a mais esquecida, a "Assembleia de Freguesia".
.
SIGLAS
FEPU - A Frente Eleitoral Povo Unido  foi uma antiga coligação portuguesa formada pelo Partido Comunista Português (PCP), Movimento Democrático Português - Comissão Democrática Eleitoral  (MDP/CDE) e pela Frente Socialista Popular  (FSP), para concorrer às eleições autárquicas de 1976, que se manteve até 1978. 
APU - A Aliança Povo Unido foi uma antiga coligação  (ativa entre 1978 e 1987) formada pelo Partido Comunista Português  (PCP), Movimento Democrático Português - Comissão Democrática Eleitoral  (MDP/CDE) e, após 1983, também pelo Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV).
CDU - CDU formou-se em 1987, com o nome de "Coligação Democrática Unitária" e a sigla (CDU), herdeira da Aliança Povo Unido  (APU) que foi extinta devido a divergências entre os partidos que a formavam.

Sem comentários: