Quatro Presidentes da República visitaram Barrancos nos últimos 50 anos. O primeiro, Américo Tomáz, em 13 de abril de 1964; o segundo, Ramalho Eanes, em 22 de março de 1981; o terceiro, Jorge Sampaio, em 12 de junho de 2002; e o quarto e último Aníbal Cavaco Silva, em 2 de maio de 2010.
Um pouco da história ou das estórias das visitas presidenciais podem se encontradas nos documentos abaixo publicados.
Visita de Américo Tomaz, passagem pela Rua Forças Armadas. Foto: A. Assumpção, Lisboa |
Chegada de A. Tomáz à Praça Oliveira Salazar, atual Praça da Liberdade, tendo ao seu lado esquerdo José Augusto Fialho, presidente da CMB da época. Foto: A. Assumpção, Lx (cortesia dum leitor) |
Fotomontagem: eB, outubro 2013
6 comentários:
A versão inicial da noticia, surgiu com um erro nas datas das visitas dos dois últimos PR, colocadas nas legendas das fotografias, que já foram corrigidas.
As desculpas.
boa noite!
o autor da fotografía da visita a Barrancos de Américo Tomáz,é:
actualidades fotográficas de
A. Assumpção - LISBOA
um abraço!
Paulo Nazaré
Obrigado, Paulo
O seu a seu dono. Essa foto, como milhares de outras, incluindo algumas deste blogue, circulam pela pela net (roubadas),sem indicação de autor.
o eB tem como regra identificar o autor das fotos que publica. É um direito que assiste.
No caso em apreço, como desconhecia o autor, publiquei a origem onde a fotografia foi encontrada. Já foi reposta a legenda com autor.
Abç e bom-fim-de-semama.
Pocos pueblos y ciudades pueden presumir de que hayan sido visitados en los ultimos 50 años por 4 Presidentes de la Republica. Yo creo que esto demuestra una vez mas que Barrancos es diferente.
Tens razão, Jesus. Independentemente das opções políticas e das ideologias de cada época(Américo Tomaz representava um regime totalitário/fascista), deve ser valorizada esta parte da história local. Poucos serão os municípios portugueses, com a dimensão de Barrancos, que tenham tido honras de Visitas de Estado, em quatro ocasiões.
Mais, uma das visitas (a de Jorge Sampaio, em 2002) contribuiu para por fim a um conflito jurídico/constitucional que colocava Barrancos na clandestinidade: a legalização das corridas de touros de morte. Uma exceção que vigora apenas no território de Barrancos, continuando a morte de touros na arena proibida em Portugal.
Saludos.
Aditamento:
À notícia inicial foi hoje acrescentada a 2º foto, da chegada do PR à praça grande, batizada na altura como Praça Oliveira Salazar.
Como apontamento de noticia, sugiro que digam se conhecem alguém das fotos. Para já, posso começar por identificar o Carlos Nazaré, já falecido, na foto citada (lado esquerdo, fila de trás de óculos escuros) e na da visita do PR Sampaio, de camisola branca, a cantar o Hino Nacional.
Noutra oportunidade, publicarei aqui um reportagem completa sobre a visita do PR Ramalho Eanes.
Cpts
Jacinto Saramago
Enviar um comentário