sábado, 8 de março de 2014

Dia da Mulher - ontem e hoje em Barrancos


1 comentário:

Anónimo disse...

Tal como já o fiz na minha página do fb, deixo aqui a minha a minha reflexão sobre este dia.
Infelizmente, ao longo das décadas, o dia da mulher foi perdendo o seu significado, até ser reduzido à oferta de um perfume, uma flor, a realização de excursões, passar a manhã no salão de beleza e a tarde em compras, ou à noite jantares exclusivos de mulheres.
Penso que há preocupações mais pertinentes no que diz respeito às mulheres, que podiam prender a nossa atenção neste dia, como: doações (seja de dinheiro, sangue, roupa…) ações de sensibilização sobre a violência doméstica, física e/ou sexual; recordar a origem deste dia e os direitos conseguidos; aproveitar o dia para juntar-se a uma causa que nos toque, entre outros.
Seria bom lembrar que um parto pode requerer até 8 unidades de sangue; que a pesquisa para a cura e um melhor tratamento do cancro da mama, do útero, precisam de valores bastante elevados para financiamento; a luta que foi travada para as mulheres conquistarem os direitos que hoje têm, e que muitas ainda não têm, para que sintam que devem fazer valer esses direitos. O dia deveria servir, não só para festejar as mulheres, mas também para proteger e apoiar as que mais precisam. É claro que só doa quem quer e, acima de tudo, quem pode, mas fica aqui o incentivo, para quem ainda não tinha pensado nisso. Cada um com os seus gostos mas, quanto a mim, seria uma forma mais produtiva e significativa de celebrar o dia.
Carla Pica