sexta-feira, 9 de abril de 2021

COVID 19 - Relatório da DGS coloca Barrancos em situação de risco elevado

Segundo o relatório de situação da DGS, desta data, 9 de abril (foto1), com dados de incidência cumulada relativa 14 dias (24 de março a 6 de 2021), o município de Barrancos que há uma semana estava em "risco baixo a moderado" com "0" casos, passou para “risco elevado”, com uma incidência de 428 casos por 100 mil habitantes, que corresponde a sete (7) casos ativos. 

Entretanto, segundo o último reporte da CMB/SMPC, também de hoje, (foto2), o município de Barrancos regista, nesta data, oito (8) casos ativos, mais um que ontem, que corresponde a uma incidência de 490 casos por 100 mil habitantes.

Tendo em conta os dados dos casos ativos em Barrancos, registados todos desde o passado dia 2 de abril, o risco de transmissibilidade do vírus é muito elevado entre a população, faltando conhecer um outro indicador que o reporte da CMB/SMPC omite, o número de casos em vigilância ativa, que também estarão (ou devem estar) confinados, por contacto direto com caso confirmado. O relaxamento da população, por cansaço ou fadiga pandémica, começa a ser preocupante podendo ter consequências extremamente graves, tal como sucedeu no inicio de 2021, sem esquecer que estamos muito longe da chamada "imunidade de rebanho", devido ao atraso na vacinação.

Por último, ainda segundo os dados da DGS, o número de municípios que superam o limite de risco da covid-19 definido pelo Governo aumentou de 26 para 29 no espaço de uma semana. Os dados da DGS  revelam ainda que 112 municípios - mais de um terço do total - registaram um aumento da incidência da pandemia. Barrancos, com 428 casos foi um deles (hoje já são 490!), aproximando-se de Moura, com 459 casos, ambos muito acima do limite de risco de incidência fixado no plano de desconfinamento: 120 casos, por 100 mil habitantes.

foto1: Relatório DGS, 09-04-2021

foto2: Relatório CMB/SMPC, de 09-04-2021

foto3: mapa de riscos
(Fonte: Jornal de Negócios)

8 comentários:

Anónimo disse...

Parece que não vai melhorar tão depressa. Com a quantidade de visitantes deste fim de semana parece que a coisa vai piorar. Espero estar enganado!!!

Jacinto Saramago disse...

A/o anónimo/a das 21h36
Volto a referir, que o "problema" não são os os chamados "visitantes" que, pelo menos na minha opinião, são sempre bem-vindos. Os residentes não estão aqui isolados, fechados, também saem...
cpts

Anónimo disse...

Acho que nem sempre se pode culpar os forasteiros quando os do povo se comportam piores, as comiletas nas ribeiras e montes são feitas pelos do povo, os forasteiros apenas se comportam como os do povo quando saem para fora.

Jacinto Saramago disse...

A/o anónimo/a das 22h15
"Acho que nem sempre se pode culpar os forasteiros (...)". Pois eu acho que NUNCA devemos culpar os forasteiros. A responsabilidade (ou a culpa, se houver) será coletiva. E não esquecer outro pormenor: também nunca devemos "culpar" os infetados.
cpts

Anónimo disse...

As misturas entre ambos e falta de medidas não tomadas por todos vai dar para o torto (estarei enganado). Este desconfinamento super rápido vai produzir muitos ajuntamentos. Vamos ver o que vai sair daqui a uma ou duas semanas!!! Bem Hajam

Jacinto Saramago disse...

A/o anónimo/a das 15h43
E amanhã é dia de flores!...
Cpts.

Anónimo disse...

Quando actualizam a página da Câmara Municipal de Barrancos??? Obrigado

Jacinto Saramago disse...

Talvez hoje,