quinta-feira, 1 de abril de 2021

Criada a "Fêra/festa do Presunto de Barrancos e da carne de tôro frita com tomate"

A comissão de Festas e a câmara municipal, perante o impasse derivado da Pandemia Covid19, resolveram criar a "Fêra/festa do Presunto de Barrancos e da carne de tôro frita com tomate", para realizar já este ano 2021. Este novo mega evento, mais "cultural, tauromáquico e gastronómico" substitui a partir de agora a tradicional e centenária fêra/festa de Barrancos, que se realizava em agosto, e a mais recente, a expoBarrancos - Feira do Presunto e dos Chouriços de Barrancos, que tinha abril como data móvel. 

Segundo o presidente da comissão de festas, ouvido pelo eB, esta decisão "é um sonho de menino, que agora se concretiza", concentrando a "realização conjunta de dois grandes 'inventos' (sic) culturais numa mesma data, com mais tempo de duração e evitando o desperdício"!

Para o presidente da câmara, ouvido por skipe pelo eB, "este projeto já há muito que estava pensado, tendo surgido num daqueles dias de fêra, enquanto petiscávamos o prato típico da época: a carne de touro frita com tomate". Ainda, segundo o presidente da câmara, "esta fusão de acontecimentos tradicionais poupa milhares de euros aos contribuintes, e evita a deslocação das orquestras espanholas que participavam nas ´expoNoites', e  quatro meses despois vinham aos bailes do quintalão".

Entretanto, soube o eB que a assembleia municipal, reunida telematicamente via zoom na semana passada, aprovou o calendário da "nova" fêra/festa que terá o feriado municipal (28 de agosto) no meio, e não no primeiro dia. Ou seja, a fêra irá começar a 25 de agosto e vai até ao dia 32 que, como todos sabemos, é já 1º de setembro, "dia que era aproveitado pela nova comissão para prolongar a festa, e desta forma passa a dia festivo, oficialmente", disse o presidente da assembleia municipal, no intervalo de uma outra assembleia-geral, que preside.

Aguardemos a qualquer momento a divulgação do programa da primeira edição da "Fêra/Festa do Presunto de Barrancos e da carne de tôro frita com tomate", acompanhada do cartaz que está a ser secretamente "confecionado pelo publisher local", como habitualmente, mas a partir d'agora "será em barranquenho, para celebrar o património linguístico", disse a vereadora que trata dos assuntos das tradições e dos divertimentos locais, ouvida pelo eB

(fac-simile do cartaz oficial em elaboração, que o eB conseguiu "roubar" num descuido do publisher,
 quando se encontrava a tomar o chá da manhã)

8 comentários:

romcadur@gmail.com disse...

Penso que seria bom mas, uma coisa é certa carne toto frita com tomates, é em Agosto e fora dessa temporada sabe a poucos, espero que não se trate de a de Abril-.

Jacinto Saramago disse...

Romão
Por Barrancos há muita gente com as arcas cheias de cogumelos e de esparrahgos. Parece que estes petiscos também estão previstos nesta fêra, no parque, que há mais espaço e está mais arejado.
Cpts

Manuel Costa disse...

Excelente Iniciativa.
A economia local do Concelho de Barrancos, agradece.
Um Grande Bem Haja a todos os intervenientes.
Encontramo-nos por lá!

Manuel Costa

Jacinto Saramago disse...

Boa tarde, Sr. M.c
Todos os barranquenhos e amigos de Barrancos, serão bem-vindos, em especial aqueles que gostem de carne de touro frita com tomate.
Cpts.

Anónimo disse...

Tirando a problemática do Covid19 que se espera que em breve esteja controlado , a ideia parece boa mas as datas um pouco estranhas.

25 de Agosto ------- Quarta Feira
01 de Setembro------ Quarta Feira

Sendo o evento uma oportunidade única ( anual ) de Barrancos receber um elevado numero de visitantes com as respetivas dormidas , "comidas" , compras e restantes atividades que se espera tragam receita a um concelho por demais necessitado .

Penso que os visitantes tendem a concentrar-se nos fins de semana ... durante a semana são mais os da terra .... podem fazer despesa mas será essa a receita que se quer ?

A colocação do fim do evento no ultimo domingo do més de agosto ( iniciar Sábado , durar a semana e encerrar no Domingo seguinte ) permitiria "apanhar" 2 fins de semana maximizando a oportunidade de visitantes se deslocarem a Barrancos.

Jacinto Saramago disse...

Tem razão o anónimo/a das 15h29.
Acho que o calendário deve ser repensado.
Já depois de publicada esta noticia, soube o eB que a sessão da AM onde foi aprovado o calendário da fêra, teve muitos problemas: foi por via zoom, e alguns deputados municipais ou não tinham internet ou não dominavam bem o computador. Por esse motivo, nem a ata pode ser elaborada, porque o secretário, que andou toda a sessão de uma lado para o outro, não via/ouvia e não conseguiu identificar todos os intervenientes.
Aguardemos novo calendário, Ainda há tempo, e os touros estão magrinhos.
cpts

Anónimo disse...

Sem haver "festas" excepto festas particulares em tudo que é Monte e ainda não passou a Páscoa e já temos casos de coronaviros novamente. Acho que não vamos ter boas notícias para breve em Barrancos. Uma boa Páscoa para si. Bem Hajam

Jacinto Saramago disse...

a/o anónimo/a das 16h46
Tem toda a razão, depois de mais de 50 dias sem novos casos, começamos hoje a "recuperar" o atraso!!!
E, reparem, há muito boa-gente a passear pela rua, "abusa" e não usa máscara! Em desrespeito à lei, e aos outros.
Boa Páscoa para si.
cpts