sexta-feira, 23 de abril de 2021

Os tamborileiros de Barrancos

No eB muito temos falado dos tamborileiros, ou do "Bibo", como é conhecido em Barrancos. Regressamos hoje ao tema para recordar que o toque do tamborileiro de Barrancos, gravado na alvorada da Festa de Barrancos de 1961 para os Arquivos Sonoros, deu origem ao livro Instrumentos Musicais Populares Portugueses, de Ernesto Veiga de Oliveira, com as respetivas páginas relativas a Barrancos, do “Bibo” António Torrado Rodrigues.

Entretanto, a professora e investigadora Dulce Simões, tem publicado vários estudos sobre o Tamborileiros no Baixo Alentejo, com destaque para os Bibos de Barrancos António Torrado Rodrigues e Zé Ramon, já falecidos, e mais recentemente, o João Caçador. No caso do eB, podemos encontrar o toque e as imagens dos Bibos de Barrancos, incluindo o Zé Ramon, e os mais jovens, Marco Cardoso, o João Caçador e o Davide Cortegano.

capa do livro
do livro citado no texto, com o Bibo, António Torrado Rodrigues,
no Peditório de Santa Maria, Barrancos, Festas de 1961. 
Barrancos (1961) - o tamborileiro António Torrado Rodrigues, no peditório de 15 de Agosto (p. 129).
(Fonte: Dulce Simões)

De acordo com o levantamento do eB, de 2018, a Comissão de Festas de 1961 era constituída por: António Marques Sanches, (1º dta); Carlos Caçador Durão (1º dta do Bibo); Carlos Ramos Nazaré (à esq do fogueteiro, tio Perdigão); José Fernandes Bossa e Manuel Venegas Gala (com o guião).

1 comentário:

romcadur@gmail.com disse...

Estas coisas eram vividas com muia intensidade talvez por serem as únicas juntamente com mais uma ou dois momentos festivos na vila.
era frto do trabalho dos (mordomos conforme lhe chamou o Leli) e a Cámara nada intervinha. O povo se unia em torno da sua festa e assim surgiam as alegrias e tristezas durante o ano.