sexta-feira, 26 de junho de 2020

Rio Múrtiga - da nascente (Fuenteheridos) à morte (Barrancos/albufeira do Bufo)

No perfil Biarritz rural Fuenteheridos, ficamos a seber que na "Fuente de los doce caños, en ella nace el río Múrtigas, con un caudal de más de 2.000.000 millones de litros diarios de agua fresca que le dan vida!!"
(imagens de Biarritz rural Fuenteheridos)
A cerca de 60 km, a juzante, por estrada, aquela "água fresca... com vida", tem os aspeto que as imagens em baixo ilustram.
Mas não se pense que é só em 2020. Não. A água fica nesse estado de degradação, todos os anos entre julho e agosto. Este ano, um pouco mais cedo. 
"água" da ribeira do Múrtiga, por baixo do açude da Pipa
(Fotos: eB, 22-06-2020)
Contudo, por enquanto, o açude da Pipa, ainda quase cheio de água aparentemente limpa, voltou este ano a ser recuperado pela rapaziada local como "praia fluvial", na falta de piscina.
lençol de água do Açude da Pipa
(Fotos: eB, 23-06-2020)

1 comentário:

Anónimo disse...

Recordo-me desde longa data, que chegando a esta época do ano, ocorre esta vergonha ! serão empresas de exploração agrícola ou de outro tipo ?, espanholas são com certeza. Desrespeitando por completo o meio ambiente e particularmente o nosso rio, com a passividade dos (ir)responsáveis políticos da respectiva área, julgo que em tempos, a Câmara de Barrancos manifestou este atentado, às autoridades espanholas, sem quaisquer resultados. Face à persistente situação, não seria pertinente, que a Câmara participasse ao ministério do ambiente, este atentado ambiental ? de maneira a existir um procedimento na base do direito internacional do ambiente, punindo severamente os responsáveis, para que futuramente a nossa Ribeira viva.