quinta-feira, 25 de junho de 2020

INEM - 13 das 5082 ocorrências do Alentejo são de Barrancos

Segundo "O Digital", os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atenderam, no mês de maio de 2020, um total de 99 808 chamadas, uma média de 134 chamadas por hora.
Em relação ao Alentejo, no mês de maio, o INEM registou no total 5 082 ocorrências, sendo que foi no distrito de Beja, onde se registaram mais ocorrências (1666), seguindo-se Évora, com 1451, depois Portalegre, com 1132 e por fim o Alentejo Litoral com 833 ocorrências.
Olhando para os números por concelho, foi em Évora onde o INEM registou mais ocorrências no mês de Maio (462), seguindo-se Beja, com 339 e depois Odemira com 335. No sentido contrário foi em Barrancos, onde se menos ocorrências se registaram (13), e depois Arronches e Castelo de Vide, ambos os concelhos com 30 ocorrências.
Se bem que o mês de maio não possa servir de base/referência, vários fatores concorrem para que o nº de ocorrências em Barrancos seja tão baixo, sendo o principal as "regras sobre transporte de doentes do INEM", que "obrigam sempre a que um familiar siga atrás da ambulância a acompanhar o doente" (sic), até Moura (50 km) ou, na maioria das vezes, até Beja (110 km). 
Por outro lado, e não menos importante, falta aqui a informação sobre as ocorrências "não INEM", no caso em viatura familiar (transporte não urgente, claro), quer por "comodidade", quer pelas razões atrás citadas. 
.
Nº e ocorrências - maio 2029
(Elaborado pelo eB, com base na população 2019)

1 comentário:

romcadur@gmail.com disse...

Alguns factores importantes não foram incluidos nesta mostra, Até aqui o povo de Barrancos só recorre ao INEM em último caso, pois é obrigatória a passagem pelo CS Moura. mas para lá chegar sâo 50 klm e chegas lá mais doente que estavas, pois as estradas só tem SSSSS.
Em segundo lugar tinhamos um atendimento muito bom aqui ao lado a 9 Klm com uma estrada de 1ª.
Em 3º lugar o tempo de espera no HBeja mete dó