quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Subsídios para a história de Barrancos - as minas de cobre

Na área do município de Barrancos existem, ou melhor existiram muitas minas, umas mais conhecidas que outras, tendo a última (Apariz) cessado a atividade em 1975. Para conhecer um pouco mais da história mineira de Barrancos, vejamos as seguintes publicações oficiais sobre o transmissão de direitos e conhecer o seu principal proprietário:
.
Pela portaria de 14/08/1911, o governo autoriza a transferência de direitos das das minas de cobre das Piorneiras, da Serra da Botefa, de Campo de Gamos, de Barrancaes, da Volta das Juntas, da Pirâmide Geodésica da Botefa, e da Umbria das Ferrarias, de "Nadar Coper Mines, Lda", para John Whittaker.

Por alvará de 11/09/1911, o governo aprova a transmissão de propriedade da mina de cobre da Serra da Botefa, em Campo de Gamos, de Nadar Coper Mines, Lda para John Whittaker.

Por alvará de 24/10/1911, o governo aprova a transmissão de propriedade da mina de cobre da Volta das Juntas de Nadar Coper Mines, Lda para John Whittaker.
Pela portaria de 28/01/1913, o governo autoriza a transmissão da propriedade  de direitos das das minas de cobre de Minancos de Edward Clemént Wallace para John Whittaker.

Por alvará de 30/04/1913, é aprovada a transmissão da propriedade da mina de cobre de Minancos, de Edward Clement Wallace para John Wittaker:

Pela portaria de 17/06/1913, o governo, através do ministro do Fomento, atribui a concessão das minas de cobre de Apariz, a Francisco Manuel Valente e as minas de cobre da Malhada dos Caieiros e da Conceição, a John Wittaker, de Manchester, todas na freguesia e município de Barrancos.
Pelo mesmo documento, ficamos a saber que, no mesmo concurso, não houve interessados para as minas da Defesa das Mercês, da Volta Ferreira, da Veiga da Vinha, da Malhada das Vacas, dos Capelões, do Sitio do Palácio, do Barrocal e da Segunda Mercês, todas em Barrancos.
Em baixo, placa e cruz sobre o poço na mina de Minancos, em memória de "António Fernandes Burgos", um dos últimos moradores , que caiu neste poço em novembro de 1966, cujo corpo "não foi possível recolher":
Foto: eB, 28/12/2016

3 comentários:

Fernando Pedro Ortega Figueiredo disse...

Bom dia,

venho acrescentar mais alguma informação que pode ser importante.
Na CM Barrancos deve existir um livro sobre os registos mineiros (esse livro deve estar num arquivo e hoje em dia só tem interesse histórico)
Num passado relativamente recente as ocorrências minerais eram registadas nesse livro pela pessoa que descobria essa mineralização.
Nesse livro era registado o mineral encontrado, bem como o local e as coordenadas geográficas desse ponto, a partir do qual era traçada uma circunferência que iria correponder à concessão mineira.

Um Bom Ano de 2017

Jacinto Saramago disse...

Fernando
Confirmo a existência do "livro de registo de minas", mas com pouco interesse, não tendo nenhum dos elementos referidos.

cpts

IANTT disse...

Articulo muy interesante.
Al igual que sucedia en España la mayoria de las minas estaban en manos de empresas Inglesas o Alemanas