sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Estarão a regressar as lixeiras a céu aberto em Barrancos?

As lixeiras, que em Barrancos foram desaparecendo "pouco-a-pouco" a partir de 1975, com o inicio do sistema de recolha de lixo porta-a-porta, estão a regressar. E ainda não retiraram os contentores, para o sistema payt 100% que a Resialentejo teima em implementar na Vila de Barrancos, para muito breve!
Em baixo, imagens da "nova lixeira" de Barrancos, junto a estrada do Bufo, onde estão a depositar todo o tipo de resíduos e lixos - material de obras, lixo doméstico, orgânico e outros, papel, cartão, plásticos, pneus, portas/janelas e todo o tipo de caixilharias,  móveis e... animais mortos!
Recorde-se que esta zona, com declives acentuados, fica junto a linhas de água a montante da captação da ETA/Bufo, que abastece a população de Barrancos.
O "aterro sanitário" de Barrancos, na estrada do Bufo, onde o cheiro é nauseabundo
(Fotos: eB, e cortesia de leitores do eB, de 4, 7 e 9/09/2020)

17 comentários:

Anónimo disse...

As pessoas que fazem este atentado, deviam era levar com um gato morto no focinho até este começar a miar !!! Cambada de animais!

Anónimo disse...

Que belo cartão de visita na Vila de Barrancos.
Então não existe coimas?
O Município de Barrancos assobia para o lado.
Em 2022 vai haver eleições autárquicas.
Graças a Deus.
O POVO é SERENO.

Anónimo disse...

A resialentejo e não sô, pois a câmara também quer retirar os contentores e fazer a vontade a resialentejo, estão os 2 no mesmo barco.
Cptos.

Jacinto Saramago disse...

Espero que haja bom-senso,e mandem a Resialentejo para onde está o lixo.
Cpts.

Jacinto Saramago disse...

a/o anónimo/a das 17H18:
Não sei se assobia, mas toda a gente sabe deste aterro sanitário! E para corrigir, as eleições autárquicas são em out/2021, não em 2022!
Cpts

João Martins disse...

Não me leves a mal Jacinto mas isto nada tem a ver com a recolha porta a porta nem com o novo sistema da resialentejo,com o qual eu não concordo. Isto é maioritariamente resíduos de obras e afins. O que é que se fazia antes a estes resíduos?

Jacinto Saramago disse...

João, há ali resíduos de obras, que não sei se lá deviam estar, mas há muitos outros “resíduos”, incluindo animais mortos. Como disse, a zona tem escorrência natural para a barragem do bufo, diretamente para a captação.
cpts

Anónimo disse...

Parecem-me resíduos de vários tipos, entre eles resíduos de demolição e construção (RDC), seria pertinente que a Câmara adquirisse contentores de alguma capacidade para a deposição dos mesmos, em local assíduo e envolver a Resialentejo para a remoção dos mesmos. Mas, esta empresa à semelhança de muitas outras, nesta área de negócio, "querem a papinha toda feita", separação de resíduos? façam-na eles.

João Martins disse...

De acordo Jacinto. Mas para onde iam estes resíduos antes? Quantos aos animais mortos... Se calhar é pior os vivos que costumam estar mesmo junto da estação de tratamento... Grande abraço

Anónimo disse...

Concordo plenamente contigo Jacinto, espero que haja bom senso como dizes e mandem a Resialentejo para onde a tem que mandar. Não me parece que esta empresa tenha qualquer autoridade para implementar o que quer que seja, sem que as autoridades locais estejam de acordo. Agora é claro que se para estas autoridades é mais cómodo assobiar para o lado e deixar que a empresa faça o que quer mesmo contra a vontade de grande parte da população, isso já é outro caso.
Eles que retirem os contentores e depois arranjem equipas de limpeza em número suficiente, para andar limpando o lixo que se irá acumulando um pouco por toda a vila e arredores.
Sinceramente não vejo onde está a necessidade de mexer no serviço de recolha de resíduos, que até era dos poucos que funcionava razoavelmente bem.

Amaro Garcia

Jacinto Saramago disse...

Amaro, Subscrevo o que dizes, e acrescento que o sistema de recolha de lixo da JFB não só funciona bem, como os seus trabalhadores seriam, juntamente com outros setores de atividade local (comércio, panificação, etc), os que teriam merecido votos de louvores e de reconhecimentos "pelo trabalho e pelos riscos de exposição ao vírus, ao longo desta interminável pandemia".
O mesmo diria, para quem, em Barrancos são as grandes vítimas e os sacrificados desta pandemia: os utentes do lar de Barrancos, que faz hoje 6 meses não saem daquelas 4 paredes, não vêm o sol e, na sua maioria, não recebe visitas,
Cpts.

Unknown disse...

Caro, Jacinto, mais uma vez sou obrigado a concordar, com cada uma das palavras que escrevestes, no teu último comentário. Parece que as nossas opiniões, mais uma vez estão em consonância e tenho a certeza que haverá muitos mais municipes, que também se sentirão identificados com as mesmas.
Mas que parece não terem o peso suficiente, na tomada de posição de quem em de direito.

Anónimo disse...

Aterro sanitário na zona da estrada do Bufo? Terrenos baldio responsabilidade do município de Barrancos.
Ou o município resolve ou faz se uma denúncia ao sepna que eles depressa levantam um auto por crime ambiental...
JC

Anónimo disse...

Boa noite. Tens toda a razão! Alguém desta terra já se imaginou 6 meses preso sem ter cometido nenhum crime? Essa é uma imposição que já deveria ter alternativas como o fecho da rua, pelo menos p apanhar sol... Nem só o vírus mata, da dessocialização e de depressão tb morremos.

Anónimo disse...

♻️Município de São Brás de Alportel inicia projeto-piloto PAYT – “Pague apenas o lixo que produz”

♻️O Município de São Brás de Alportel dá mais um passo inovador na área do ambiente com a implementação do novo projeto-piloto PAYT (Pay as You Throw) “Pague apenas o lixo que produz”, que tem início este mês de setembro em algumas urbanizações da vila.

♻️A primeira fase do projeto que vai permitir analisar e avaliação da tarifa que atualmente se encontra em vigor relativa à deposição de resíduos urbanos abrangerá a Urbanização Fonte da Pedra, a Urbanização Xanabus e prédios vizinhos e a Rua Virgínia de Passos, totalizando 156 consumidores.

♻️Cada consumidor/ agregado familiar vai ter uma chave de acesso e identificação que permite desbloquear as tampas dos contentores destinados à deposição de resíduos urbanos indiferenciados e dos ecopontos onde vão ser depositados os resíduos. Este processo permitirá avaliar a quantidade de resíduos depositados por chave de acesso.

♻️Como a tarifa de resíduos urbanos é apenas aplicada sobre os resíduos indiferenciados, quanto mais e melhor o consumidor separar, menor será a tarifa a pagar pelos munícipes pelos resíduos, cumprindo-se assim o princípio do poluidor-pagador.

♻️O projeto resulta de uma candidatura submetida pelo Município ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos do Fundo de Coesão e que foi aprovada e apoiada em 85%. O projeto tem um investimento total de 170.459,65 euros.

♻️Um projeto pedagógico com preocupações ambientais e que vai ao encontro da estratégia do Município para a área do ambiente e que se espera que seja alargada brevemente a outras zonas e locais do concelho.

Mais informações em:
👉www.cm-sbras.pt

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 20h44
Talvez esse proj nos sirva de exemplo!
Cpts

Anónimo disse...

Pelo menos, parece-me muito melhor que a recolha porta a porta e toda "nojice" associada ao depósito do lixo à porta de cada um de nós.
A CMB é que tem de "apertar" com a Resialentejo e dizer como quer que se faça essa recolha no nosso concelho. Digo eu...

Cpts.