quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Arrancou o novo projeto "CLDS 4G - De mãos dadas com Barrancos"

O Contrato Local de Desenvolvimento Social -CLDS 4G – De mãos dadas com Barrancos” - começou a sua atividade no passado dia 1 de setembro. O projeto, que tem como Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP) “A Estêva – Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Barrancos", cofinanciado pelo POISE e Portugal 2020, tem um horizonte temporal de três anos.
De acordo com a informação disponibilizada no seu perfil facebook, o “CLDS 4G - De mãos dadas com Barrancostem como objetivo principal "promover a inclusão social e ativa da população e combater as fragilidades do território, através de um trabalho integrado e partilhado, que potencie a empregabilidade, o desenvolvimento social e a igualdade de oportunidades no município de Barrancos".
O projeto e a equipa do CLDS-4G, composta por três técnicos superiores, uma das quais a coordenar, um administrativo e um auxiliar, tem sede (provisória) na Rua Dr. Filipe Figueiredo, nº 4, em Barrancos, instalações que acolheu os antecessores CLDS (2 e 3G).

12 comentários:

João Martins disse...

Sendo assim, vamos voltar aos "contratos" sem descontos e à colocação de "trabalhadores" em alguns locais da responsabilidade da autarquia, pagos por um qualquer fundo europeu, com gestão "privada" excluindo a Câmara das suas responsabilidades como empregadora e sempre com o elevado risco de promiscuidade política na escolha dos trabalhadores ...

Jacinto Saramago disse...

João, não é esse o objeto do projeto, nem do programa executado porpela ADL "Esteva" z (associação de desenvolvimento local).
Cpts

João Martins disse...

Ainda bem ...

Anónimo disse...

Também não era este o projeto da outra associação da há algum tempo e a verdade é que isso aconteceu. Enquanto aos trabalhos sem descontos e trabalhadores precários na Câmara, os mesmos seguem existindo, nunca pararam, neste mesmo momento há uns quantos trabalhando assim e sei do que falo, pois descontos nem vê-los!

João Martins disse...

Ao Anónimo das 13.05.
Pois era mesmo a isso que eu me referia ... Aliás... A Associação é a mesma .. Só mudou o nome ... Mas se o Jacinto está confiante que desta vez é mesmo para o desenvolvimento de Barrancos e das suas gentes e não para colocar trabalhadores precários ao serviço das várias instituições, que seja.Seria bom que fosse ...

Jacinto Saramago disse...

Caro João
Não pensei nada em público, mas sobre o asdunto ADLs locais há panos para mangas, a pouco tem que ver com o CLDS, que pode ser um dano colateral, usando linguagem militar!
Abç.

Anónimo disse...

João, pode estar confiante tudo o que ele queira mas sabes o que diz o ditado, nem tudo o que parece é e aqui é mais do mesmo. Como já disse, os precários sem descontos continuam na Câmara de barrancos e esta associação é mais uma plataforma para apoiar a Câmara, à imagem da outra que existia. Aqui mudou o nome e a direção mas na prática é tudo igual.
Cptos.

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo das 15h15 (ao João) e a outros anónimos!
O João especulou (brincou) com a minha "confiança". Nada mais que isso uma brincadeira.
Entretanto, alguns apontamentos:
- A Esteva (atual promotora do CLDS) e a ABpD (promotora dos CLDS extintos), são "associações de desenvolvimento local".
- Ambas, nos termos das normativas (portarias que regulam os CLDS), podem ser ECLP (como diz a noticia), sob proposta da CM.
- Em relação à equipa técnica: são contratadas pela associação responsável pelo projeto (ECLP), sendo o seu custo financiado a 100% pelo programa. Não sendo obrigatório concurso para o seu recrutamento, nada impede que o tivesse feito. Mas, no caso, nenhuma das duas equipas do CLDS foram recrutadas por concurso.
- Se esta ou a anterior ADL é, ou foi uma "plataforma" ou "instrumento" utilizado ou aproveitado por quem "está no poder", não me compete a mim avaliar, cada um terá a sua opinião. Eu tenho a minha, é velhinha, mas atual.
Cpts e abçs a todos.

Anónimo disse...

Não foi intenção minha ofender o administrador do blog e percebi a ironia do João,se se levou a mal, peço perdão mas não retiro uma vírgula ao resto, estas associações são instrumentos do poder, e senão aguardemos.

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 20h0.
Não fiquei ofendido, e o seu comentário serviu para dar resposta (esclarecer) a outros comentaristas.
Cpts

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor
Em relação ao comentário, inédito, que termina "mas aqui, é tudo um mar de rosas.": sim, tem razão, mas a pessoa a que se refere é uma excelente pessoa. Excelente mesmo, sem ironia, e merece a oportunidade.
cpts

Anónimo disse...

Há muitas pessoas a merecer oportunidades, sendo excelentes ou não.