segunda-feira, 5 de julho de 2021

"Casa Mortuária de Barrancos" - como estão as obras?

As obras de construção da Casa Mortuária de Barrancos, a decorrer no lado poente do cemitério municipal, desde meados de fevereiro de 2021, estão no "estado" que as fotos, em baixo, documentam.

O contrato de execução da "empreitada de construção da casa mortuária de Barrancos e requalificação da área envolvente", foi celebrado em 09/02/2021 com a empresa "Gonçalves - Joaquim Manuel Janeiro", com sede em Portel, pelo montante de 475 590,20 euros, sem IVA, tendo um prazo de execução de 240 dias (oito meses). Decorridos que está mais de metade do prazo da empreitada, parece que a obra apresenta atrasos na sua execução física, estando em risco a sua conclusão no prazo contratual.

Entretanto, conforme informação à assembleia municipal, na sua reunião do passado dia 25 de junho, aos 475 mil euros, acrescem mais 150 mil euros, adjudicados à mesma empresa por ajuste direto, para a realização de "trabalhos complementares, incluindo aterros dos muros e as escavações em rocha", que não estariam previstas na empreitada inicial.

O serviço de fiscalização e coordenação da segurança da empreitada foi adjudicada à empresa ProGesteam Engineering, com sede em Arco de Baúlhe, pelo preço de 44 280 euros (IVA incluído), pelo prazo de nove meses, a contar de 30/12/2020, data da assinatura do contrato.

obras da Casa Mortuária de Barrancos
(Fotos: eB, 02-07-2021)
planta de localização da futura Casa Mortuária
(Fonte: Programa Preliminar - PP) 

vista (sul) da Casa Mortuária de Barrancos
(Fonte: Mesa Atelier)

5 comentários:

Anónimo disse...

Enfim!!!

Anónimo disse...

Loucuras, sem qualquer, fundamento!

João Martins disse...

Confesso que nunca fiz um orçamento para obras. Nem para obras nem para nada. Mas um aumento de 30% sobre o valos inicial por trabalhos "não previstos" é de não se dizer muta coisa para não se ser mal entendido ...

Anónimo disse...

Y lo que le cuelga... aqui há panos para mangas ou seja, aposto que os gastos não vão ficar por aqui! E já passou mais de metade do prazo, aliás, pelo que foi dito na assembleia de Dezembro, nesta altura deveríamos já avistar a conclusão.

Anónimo disse...

É certo que Barrancos, tem a necessidade de uma casa mortuária, digna e com condições.
Mas esta obra e consequentemente o seu valor, parece-me completamente despropositado e desajustado.
Certamente poderiam ter sido equacionadas, outras soluções, que fossem de encontro aos objectivos pretendidos, mas que comportassem, um menor encargo financeiro.

Amaro Garcia