segunda-feira, 19 de abril de 2021

COVID 19 – Barrancos desconfina hoje com o pior registo oficial de casos positivos dos últimos 50 dias

A manter-se o atual quadro legal, Barrancos vai “fechar” e regressar ao postigo quando estiver com zero casos ativos, há mais de 10 dias! 

De acordo com o Decreto nº 7/2021, de 17/4, que regula o estado de emergência decretado pelo Presidente da República, o município de Barrancos, que tem o pior registo de incidência (DGS) cumulado a 14 dias, desde 10 de março, passa hoje ao nível 2 de abertura e/ou desconfinamento, passando a ser permitindo:

- O funcionamento de restaurantes, cafés e pastelarias (no interior, máximo de quatro pessoas por grupo; em esplanadas, máximo de seis pessoas por grupo) até às 22h00 durante a semana, e 13h00 ao fim de semana e feriados. 
- A prática de modalidades desportivas de médio risco e de atividade física ao ar livre até seis pessoas;
- Atividades formativas em regime presencial.

Se o governo tivesse considerado os dados divulgados pela DGS na passada sexta-feira, 16 de abril, sobre a incidência da COVID 19 nos últimos 14 dias, Barrancos, e outros quatro municípios, não teria avançando para a fase que hoje começa. Teríamos recuado e acompanhado Moura, que hoje regressou “ao postigo”, com muita polémica e revolta da população!

No caso de Barrancos, os registos de incidências cumulativa a 14 dias estão, desde a semana de 24 de março, muito acima da linha vermelha traçada pelo governo para o desconfinamento (120 casos/100 mil habitantes). Barrancos, que esteve a “zeros” entre 10 e 30 de março, registou um aumento da incidência nestes últimos 20 dias, passando de 428 (sete casos) ativos em 6 de abril, para 551 (nove casos ativos), uma semana depois, dia 13!

Desde o anúncio governamental do “encerramento” ou de “travão” no desconfinamento, que vários autarcas têm criticado as fórmulas de cálculo, alegando que prejudicam os territórios com pouca população. Contudo, apesar de concordar que pode haver aqui uma aparente descriminação -  um caso positivo/10 km2 no Alentejo não será o mesmo que um caso positivo/1 km2 na região de Lisboa e Vale do Tejo, por exemplo - o indicador usado pelo governo é proporcional. É verdade que, no caso de Barrancos, bastam dois casos ativos para passar a linha vermelha dos 120 casos, sendo a taxa de incidência uma forma de normalizar e comparar populações, com dimensões diferentes, sem atender a área dos territórios.

Com base no último reporte periódico da CMB/SMPC, de 9 de abril, o município de Barrancos registou desde o inicio da pandemia 83 casos confirmados de infeção Sars-Cov-2/Covid19, dos quais 78 recuperaram. Há dois casos ativos, um no hospital e outro no domicilio, tendo a lamentar três óbitos. Numa análise mais fina dos dados, o eB recorda que, dos 83 casos confirmados, 70 foram diagnosticados em 2021, tendo os três óbitos ocorrido em janeiro (1) e fevereiro (2) deste ano.

último reporte Covid19 da CMB/SMPC

Sem comentários: