sábado, 31 de julho de 2010

SIC: Perdidos e Achados - a formação profissional em Barrancos

Da programação da SIC, retirei a seguinte divulgação para hoje - Perdidos e Achados (21h00):
"Em 2001, como agora, a agricultura ocupava cada vez menos pessoas, a indústria procurava estabelecer-se em zonas com mais fácil acesso e as populações eram obrigadas a partir para o estrangeiro ou para as periferias das grandes cidades.
A desertificação era combatida em muitos casos de forma artificial. Na altura, os subsídios comunitários alimentavam os inúmeros cursos de formação profissional.
A formação ocupava a população de Barrancos mas já era claro que, na sua maioria, não eram solução para o futuro.
Os alunos acumulavam cursos atrás de cursos mas raramente tinham a oportunidade de aplicar os conhecimentos.
Nove anos depois de um retrato preocupante do interior português, o Perdidos e Achados regressou a Barrancos.
Quisemos saber o que fazem agora os alunos dos cursos profissionais e se esta formação continua a ser a solução para adiar o problema. Empregados no (de)semprego, é o título da reportagem."

Um trabalho do jornalista Hugo Alcântara, com imagem de Tiago Trindade para ver neste sábado, 31 de Julho, pelas 21:00, na SIC.

Destaque "Expresso": O preço do isolamento

O semanário Expresso, na sua edição de hoje, distribuiu um dossiê especial sobre o Alentejo (ver foto), no qual há um destaque para Barrancos (pág. 25), entre outros muitos municípios alentejanos.
"O preço do isolamento" foi o título escolhido pelo periódico para resumir a informação prestada pelo presidente da câmara municipal, António Tereno, que "considera que Barrancos tem ficado esquecido quando se trata de conceder apoios ao desenvolvimento".
Terra de Solidariedade, "Barrancos sofre os efeitos do isolamento, que se traduz nalgum ostracismo a que pode ter sido votado pelo poder central". As queixas do presidente barranquenho incidem sobre vários sectores, "como as acessibilidades (estradas), a saúde (médico de fim-de-semana pago pelo município e os apoios à ARS para construção do novo centro de saúde), a educação (investimentos exclusivamente municipal e a recusa na aceitação das competências nos moldes propostos) e, de algum modo, o turismo".

Os primeiros foguetes da Festa de Barrancos 2010

Esta noite, à meia-noite em ponto - (zero horas de 1 de Agosto) -, serão lançados os primeiros foguetes da Festa de Barrancos 2010. Simbolicamente marca o mês da Fêra. Depois, a partir do dia 15, os foguetes serão lançados diariamente, por volta das 19h30 (hora de chegada da carrêra), para dar as boas-vindas aos barranquenhos e amigos que chegam para passar a Festa em Barrancos.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Jardim Municipal do Miradouro de Barrancos

Com as temperaturas a rondar os 40ºC, o Jardim do Miradouro (na foto) é um dos locais de Barrancos onde se consegue apanhar algum fresquinho, de manhã, à tarde ou à noite.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Festas de Barrancos 2010 - faltam 30 dias.

Faltam 30 dias para o começo das Festas de Barrancos 2010. O programa das fêra, que vai decorrer de 28 a 31 de Agosto está quase pronto, sendo aqui divulgado brevemente.
Entretanto, a Comissão de Festas 2010 já recebeu a licença para as Corridas de Touros de morte, prevista para os dias 29 a 31.
Os touros deste ano têm um peso entre 450 e 600 Kg. Nada mal para a nossa praça! (na foto pormenor da arena de Barrancos 2009)

terça-feira, 27 de julho de 2010

Calor intenso

Há quatro dias consecutivos que estamos com temperaturas acima dos 40ºC, situação que se deve manter durante os próximos seis dias.
De acordo com o Instituto de Meterorologia, as temperaturas mínimas, de noite, poderão descer (!) até aos 22ºC, coisa que ainda nunca se verificou. À noite, a temperatura do ar em Barrancos continua a ser sufocante, não descendo dos 30ºC. Ontem à noite, às 23h, na zona de Sº Bento a temperatura era de 35ºC!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Rastreio auditivo em Barrancos


A campanha de rastreio auditivo chega amanhã a Barrancos.

A Unidade Móvel de Rastreio Auditivo, devidamente equipada e operada por técnicos habilitados, estará na Praça do Município, junto à Igreja Paroquial de Barrancos, entre as 9 e as 18 horas.
O rastreio auditivo é promovido pela firma Acústica Médica.

Dia Mundial dos Avós


Para a avó da Margarida, do Diogo, da Marta, da Teresa, da Beatriz, do Carlos, do Ruben, da Inês e do Zé.
Para todos os avós do mundo.

domingo, 25 de julho de 2010

Festa no Parque

A Comissão de Festas de Nossa Senhora da Conceição de Barrancos promoveu ontem à noite uma Festa no Parque, com a participação do Grupo Coral Os Arraianos, a Banda Filarmónica Barranquense e o duo de música popular José Mendes e Doris.
Numa noite quente, com a temperatura a rondar os 32º C  (22h), foram muitas as pessoas que se aproximaram do Parque de Feiras e Exposições de Barrancos, para assistir a um bom espectáculo.

sábado, 24 de julho de 2010

Começaram os OTL 2010

Começaram esta semana as actividades do programa  OTL 2010 (Curta Duração). Num ano de grande contenção orçamental e de indefinição do próprio programa, o IPJ resolveu aprovar apenas cinco projectos para Barrancos. Nestes projectos, apresentados pelo Município local, participa unicamente um jovem/turno.
O projecto OTL 2010 (Longa Duração) apresentado pela mesma entidade (CMB) não foi aprovado.
De salientar que as inscrições, on line, foram da responsabilidade dos jovens e as colocações são efectuadas periodicamente pelo IPJ, sem intervenção das entidades locais.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

O Plano Regional de Ordenamento do Território do Alentejo

O governo aprovou, no passado dia 16, o Plano Regional de Ordenamento do Território do Alentejo (PROTA).
De acordo com o governo, o PROTA, agora aprovado, “contribui para a definição da política nacional e regional de ordenamento do território, assumindo as grandes opções estratégicas de base territorial para o desenvolvimento regional do Alentejo, afirmando o Alentejo como território sustentável e de forte identidade regional.” (!?)
O PROT Alentejo constitui uma imposição governamental que mereceu o repúdio unânime dos presidentes das Câmaras Municipais do Alentejo, aquando da sua apresentação na CCDR Alentejo, em Abril passado.
Este PROT revoga o Plano Regional de Ordenamento do Território do Alentejo Litoral, o Plano Regional de Ordenamento do Território da Zona Envolvente de Alqueva, o Plano Regional de Ordenamento do Território da Zona dos Mármores. Ficam também derrogados os Planos Directores Municipais do Alentejo, entre os quais o de Barrancos, que terão de ser alterados (adaptados).
Entre outras disposições o PROT Alentejo impõe severas restrições à ocupação e uso do espaço e dos solos. No caso de Barrancos, para além de impedir a abertura de novos estabelecimentos hoteleiros (não há camas reservadas para o nosso município), fica comprometida a reconstrução ou ampliação de habitações ou casas de apoio agrícola em terrenos rústicos. Novas construções nestes espaços rurais, são totalmente proibidas.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Lar de Barrancos adjudica AVAC para conclusão das novas instalações

O Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos adjudicou, no passado dia 19, a empreitada de fornecimento e montagem do sistema AVAC à empresa Transfor II, pelo preço global de € 388.139,63 (sem IVA).
De acordo com a informação disponibilizada pela instituição, das três empresas convidadas - Transfor II, Engenharia e construção S.A, Edificadora Luz & Alves, Lda e  Build Down & Build Up - só as primeiras duas apresentaram propostas.
A empreitada ora adjudicada ficou de fora do financiamento do programa PARES, mas as instalações não poderão ser concluídas, nem abrir ao público sem este sistema AVAC, que integra o projecto global do novo equipamento social.

As grandes obras de Barrancos

Quem reside em Barrancos, certamente conhece. No entanto, numa altura em que milhares de barranquenhos e amigos se prepararam para visitar a nossa Terra, por ocasião de férias ou das tradicionais Festas de Agosto (de 28 a 31), aqui fica o registo das obras que estão a decorrer neste momento em Barrancos.
As obras empregam cerca de uma centena de trabalhadores, entre técnicos (engenheiros e fiscais) e operários, na sua esmagadora maioria provenientes de outras localidades.             
O Lar e Creche de Barrancos
No antigo largo do Mercado está a nascer um novo equipamento social que destinado a instalar as valências de Lar de Idosos, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche. As obras começaram em Abril de 2009 e poderão ficar concluídas até finais de 2010.
Dono da Obra: Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos (IPSS).
Empreiteiro geral: Transfor II, de Ourém; Entre os subempreiteiros, destaque para a firma Construções Mário Ruivo, Lda, de Barrancos, que tem uma equipa de trabalhadores no local.
(Lar e Creche de Barrancos - Vista parcial - Poente - Foto: 26 Junho 2010)
O Quartel dos Bombeiros Voluntários de Barrancos
As obras começaram no início de 2010 e poderão ficar concluídas no primeiro semestre de 2011.
Dono da obra: Associação Humanitária dos BVB.
Empreiteiro geral: Obrévora, de Évora.
Quartel dos BVB - fase de enchimento de pilares (Foto: Maio 2010)
A Urbanização da Biquinha
Um empreendimento privado, composto por seis moradias geminadas, de tipologia T4, com três pisos, dois para habitação e um para garagem.
Dono da obra/Empreiteiro geral: Piambel, Construções Civis, Lda
Urbanização da Biquinha (Foto: 26 Junho 2010)
A Urbanização da Agarrocha
Outro empreendimento privado, que abrange uma área de 9788 m2, estando previstos a criação de 15 lotes de terrenos, com áreas entre 323 m2 e 630 m2, dos quais 14 destinados a habitação (moradias unifamiliares) e um para comércio.
Dono da Obra: Inmobel, Investimentos Imobiliários, Lda, de Barrancos. 
Urbanização da Agarrocha (Foto: 01Julho2010)
Centro de Saúde de Barrancos
Obra a começar ainda durante o corrente mês, sob a responsabilidade da Administração Regional de Saúde do Alentejo.
Dono da obra: ARS do Alentejo.
Empreiteiro geral: A Encosta Construções, SA
Centro de Saúde de Barrancos (maquete geral)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Saúde em Barrancos - novo médico a tempo parcial

A Administração Regional de Saúde do Alentejo, ouvida a câmara municipal, procedeu à contratação, a tempo parcial, do Dr. Francisco Alcayde para prestar serviço no Centro de Saúde de Barrancos, durante o período das férias do Dr. José Tavares, que tiveram início esta semana. 
As consultas do Dr. Alcayde, decorrem durante dois dias na semana, no horário habitual: das 9-12h30 e das 14h00-17h30. Esta semana, para além de ontem, terça-feira, haverá consultas amanhã, quinta-feira.

Para informação complementar contactar o Centro de Saúde de Barrancos pelo Telef. 285 950 660.


terça-feira, 20 de julho de 2010

Começou novo curso EFA - Animador/a Sociocultural

Começou ontem, em Barrancos, o curso de educação e formação de adultos (EFA)  de Animador/a Sociocultural, promovido pelo Centro de Formação Profissional de Beja, em parceria com o Município e a Freguesia de Barrancos.
No curso de dupla certificação de Nível Secundário (12º ano e Nível III), participam 16 formandos (apenas dois homens), beneficiários do subsídio social de desemprego e/ou desempregadas à procura de novo emprego, maiores de 23 anos.
De acordo com o catálago nacional de qualificação, o/a Animador/a Sociocultural (ex: na foto) é o/a profissional qualificado/a apto/a a promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo actividades de animação de carácter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo.
O curso tem a duração de 18 meses. Os subsidiados recebem uma bolsa equivalente ao subsídio de refeição (mais o respectivo subsídio), enquanto que os desempregados à procura de novo emprego auferem uma bolsa formação de cerca de € 350.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Festas de Agosto 2010 - as portadas dos encerros

Já começa a cheirar a fêra
Este ano as portadas da Rua da Igreja vão ter cara nova! O Município de Barrancos, sempre inovando,  irá colocar “portadas de ferro” (na foto), substituindo os tradicionais barrotes de madeira, que estamos habituados.
Nos encerros deste ano, em vez do tradicional "ai, benhem... aí benhem...sóbe-te nos paus...", vamos ouvir qualquer coisa como "aí benhem... aí benhem... sóbe-te ao férro". Tem outra sonoridade.

domingo, 18 de julho de 2010

Calendário escolar para 2010/2011

O calendário escolar do próximo ano lectivo já está definido e determina que as aulas para os estabelecimentos de ensino pré-escolar, básico e secundário tenham início entre os dias 8 e 13 de Setembro de 2010.
De acordo com o Despacho n.º 11120-A/2010, para os alunos que frequentam o 9.º, 11.º e 12.º anos, as aulas terminam a 9 de Junho, para os restantes o ano lectivo termina a 22 de Junho de 2011. Em relação ao ensino pré-escolar as aulas terminam a 5 de Julho.
As interrupções escolares estão previstas para os períodos de: 20 a 31 de Dezembro de 2010; 7 a 9 de Março e de 11 a 21 de Abril de 2011. Nos estabelecimentos particulares de ensino especial as interrupções escolares serão de: 20 a 24 de Dezembro de 2010; 7 a 9 de Março e de 22 a 25 de Abril de 2011.

sábado, 17 de julho de 2010

Centro de Saúde de Barrancos - obras vão começar

O presidente da Câmara de Barrancos, António Tereno e a presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Rosa Valente de Matos assinaram, ontem, o protocolo de cedência ao Estado, por 70 anos,  do edifício da antiga Escola Primária  nº 2, propriedade municipal. Com este protocolo estão reunidas  as condições para que as obras das novas instalações do Centro de Saúde de Barrancos, já adjudicadas, possam começar ainda este mês.
De acordo com a informação da ARS, "com este projecto pretende-se melhorar o acesso, a qualidade e a humanização dos cuidados de saúde prestados, as relações entre profissionais e utentes, bem como rentabilizar os recursos humanos".
Deste modo, o desenvolvimento do projecto permitirá:
- Dotar o Centro de Saúde de Barrancos com novas instalações e infra-estruturas técnicas modernas, a partir da adaptação / remodelação do edifício da antiga escola do ensino básico desactivada, localizado no centro da vila;
- Equipar os gabinetes médicos, de enfermagem, salas de tratamento e os espaços destinados aos utentes, com equipamento administrativo, médico e informático adequado ao desempenho das suas funções;
- Equipar as áreas de trabalho do apoio administrativo com equipamento administrativo e informático.
As obras terão um custo total de € 718.638,40, sendo comparticipadas a 70% pelo INALENTEJO.
Cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação -  Rosa de Matos e António Tereno (ao centro)
Os presidentes da ARS e da CMB (segundo e terceiro, a contar da esquerda) explicando a importância do projecto para a população barranquenha

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O "Salão da Cristina" - o novo espaço de cuidados de beleza de Barrancos

Barrancos tem um novo salão de cabeleireiro/a unissexo. O "Salão da Cristina" (na foto) é um espaço amplo, agradável e com uma decoração moderna e acolhedora, fica situado no centro da Vila, na Rua da Sentinela, nº 11, perto de Montes Claros, funcionando de segunda a sábados, das 10 às 20 horas.
Para marcações e contactos pode utilizar: Telf. 285 958 580 - Tmv 966 731 575.
Parabéns, Cristina, espero que este espaço seja um sucesso.
 

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Barrancos Futebol Clube - o impasse continua

O Barrancos Futebol Clube reuniu esta noite a sua assembleia geral, numa segunda tentativa para eleição dos corpos sociais, demissionários. A ausência de associados - só quatro compareceram - ditou o adiamento da sessão, sem que tivesse sido tomada qualquer decisão. O impasse continua!
A crise directiva e a falta de apoio dos associados para encontrar uma solução, está a colocar em risco a participação da equipa no campeonato da próxima época desportiva 2010/2011. A extinção do BFC pode estar perto. Ser presidente do BFC é um cargo de prestígio, mas de muito trabalho. A exposição pública é muita. Para constituição dos órgãos sociais são necessários 11 sócios:  Direcção, cinco; Mesa da Assembleia Geral, três; e Conselho Fiscal, mais três.
Espero que haja bom-senso e seja encontrada solução rapidamente. Se mais ninguém avançar, o Mário Ruivo, presidente da direcção, cessante, que fez um bom trabalho ao longo destes anos, que forme uma lista com sócios de confiança e vontade de trabalhar e se apresente novamente a sufrágio. O tempo corre contra o BFC.
A vila de Barrancos, que tem um dos melhores Estádios de Futebol da região, pode não ter equipa de futebol que o utilize...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Farmácia Barranquense expõe pinturas infantis

A Farmácia Barranquense expõe, numa das suas montras (na foto), uma dezena de desenhos de crianças sobre os “malefícios da exposição prolongada ao sol”.


Se passar pelo Largo de Montes Claros, Barrancos, vale a pena espreitar.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Ministério da Saúde deve 30 mil euros aos Bombeiros de Barrancos

De acordo com a notícia da Rádio Pax, o deputado do PCP pelo Círculo Eleitoral de Beja, José Soeiro, questionou a ministra da Saúde acerca dos atrasos nos pagamentos das despesas com transportes de  doentes aos Bombeiros de Barrancos, que ultrapassam os 90 dias.
Nesta data, a dívida aos Bombeiros Voluntários de Barrancos, da responsabilidade da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), ultrapassa os 29 mil euros.
O atraso nos pagamentos supera os 90 dias quando, de acordo com o protocolo assinado entre o ministério da Saúde e a Liga dos Bombeiros Portugueses, seria no máximo de 50 dias.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Sushi de Presunto de Barrancos

Para quem gosta de pratos e tapas  inovadores ou vanguardistas, aqui fica a sugestão do chef Luís Baena do Restaurante Manifesto, em Lisboa: "sushi de Presunto de Barrancos"!
E já agora, se permitem a sugestão: acompanhado com um tinto "Castelo de Noudar", do Chamorro.

BFC - assembleia geral eleitoral a 14 de Julho

O Barrancos Futebol Clube reúne em assembleia geral eleitoral (3ª convocatória), no Estádio Municipal de Futebol de Barrancos, no próximo dia 14, quarta-feira, pelas 21 horas.
De salientar que a asssembleia geral marcada para o passado dia 9, sexta-feira, não chegou a realizar-se, tendo sido adiada por falta de quorum.
Para esta assembleia prevê-se que seja apresentada a sufrágio, pelo menos uma lista, ultrapassando o impasse da útlima sessão. Os novos órgãos sociais a eleger quarta-feira têm como missão urgente a  preparação da nova época desportiva 2010/2011, que terá início em Setembro (Sénior, 1ª divisão) e Outubro (Iniciados ou Infantis).
A não participação do BFC no Campeonato Distrital de Beja, por falta de inscrição de equipa sénior, pressupõe penalizações para o clube que, no limite, pode levar à sua expulsão da Associação de Futebol de Beja.

domingo, 11 de julho de 2010

Lugares de Barrancos - Bairro da Adua (parte Sul)

O Bairro da Adua, construido entre 1980/1982 por iniciativa municipal, é composto por 12 moradias geminadas, distribuídas em duas áreas para aproveitamento do terreno: bloco Sul (na foto) e bloco Norte (moradias com cave).
Bairro da Adua - Vista nascente (Julho 2010)

Bairro da Adua - vista poente (Julho 2010)

Bairro da Adua (fase de construção) - vista poente (1980)

Bairro da Adua - Bloco Norte (vista Sul)

sábado, 10 de julho de 2010

Análises clínicas em Barrancos mudaram de local

A Farmácia Barranquense criou um espaço para "fazer as análises clínicas", que até há cerca de duas semanas eram feitas no Centro de Saúde de Barrancos.
As análise são efectuadas uma vez por semana, à terças-feira, das 7h30 às 8h30, sob a responsabilidade de um laboratório de Évora.
A existência de um local para fazer análises em Barrancos é uma boa notícia para os barranquenhos, que evitam deslocações necessárias a outras localidades vizinhas, em especial a Moura.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Barrancos Futebol Clube – adiada a decisão de eleição dos corpos sociais

Foi “nulo” o resultado da assembleia geral desta noite. Os poucos sócios presentes na assembleia geral, na sua maioria membros cessantes da anterior direcção, entenderam que não havia condições para a continuidade da sessão, tendo a mesma sido encerrada sem qualquer decisão.
Para ultrapassar este impasse e eleger os órgãos sociais terá de ser marcada nova assembleia geral, para daqui a oito dias. Até à posse dos novos órgãos que venham a ser eleitos, mantêm-se em funções, em gestão corrente, todos os actuais membros demissionários.
Afinal, os potenciais “presidenciáveis” que entupiam com comentários anónimos os blogues locais, em especial no estado de Barrancos, resolveram ficar em casa em vez de comparecer e contribuir para a continuidade deste grande clube: o BFC.
Daqui, do espaço virtual, um voto de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo destes últimos anos pelo Mário, Emílio e Abel e um pedido para que, juntamente com mais oito-nove sócios - agora com mais entusiasmo e empenho - se apresentem a novo mandato. Se puder, estarei presente. Daqui o meu voto.

BFC reune hoje assembleia geral eleitoral

O Barrancos Futebol Clube realiza hoje, às 20h30, no Estádio Municipal de Futebol de Barrancos, uma assembleia geral extraordinária, para eleição dos novos corpos sociais, para o biénio 2010/2012.
Esta assembleia geral, que tem suscitado alguma polémica devido às dúvidas sobre a regularidade da convocatória, surgiu da necessidade de recomposição dos órgãos sociais para substituição de membros absentistas e/ou demissionários.

Noite temática do Bar do Hotel

Mais uma noite temática no Bar do Hotel Agarrocha, para amanhã, sábado, dia 10...

Formandas do curso EFA do Secundário receberam Diplomas

As formandas do curso Educação e Formação de Adultos de Técnico de Museografia e Gestão do Património, de nível secundário, 12º ano (na foto), receberam ontem, dia 8, os Diplomas de conclusão da acção formativa.
No curso, iniciado em Outubro de 2008, promovido pela entidade formadora SOFP, de Moura, em parceria com a Câmara Municipal, participaram 16 formandas de Barrancos que possuíam como habilitação literária o 9º ano de escolaridade.
O curso de Técnico de Museografia e Gestão do Património foi a primeira acção de formação de dupla certificação e nível secundário, desenvolvida em Barrancos.
Técnicas de Museografia/Gestão do Património (12º ano)

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Campo de Férias do Parque Natureza de Noudar com jovens barranquenhos

Começou este sábado, dia 4, o Campo de Férias 2010 no Parque Natureza de Noudar. Entre as dezenas de jovens participantes, dos 10 aos 16 anos, estão dois barranquenhos (Gonçalo Caçador e o Dani Barrocal), integrados na quota para residentes, atribuída pela entidade gestora do Parque, mediante o pagamento de um preço simbólico de € 60,00.
Recorda-se que as inscrições para residentes locais decorreram entre 21 e 25 de Junho, tendo-se registado apenas as inscrições dos jovens ora participantes.

Desempregados de Barrancos “controlados” em Moura

O Centro de Emprego de Moura (CE) obriga os desempregados de Barrancos a deslocarem-se a Moura, para o “controlo” quinzenal.
O CE de Moura, que deveria atender em Barrancos com frequência semanal, está a notificar os desempregados barranquenhos - beneficiários de subsídio ou a aguardar propostas para colocação - para comparecer na sede, em Moura, a 50 Km da Vila de Barrancos. Para poder cumprir as suas “obrigações legais”, a maioria dos desempregados locais são obrigados a utilizar transporte público (€ 14,00/ida e volta), a pagar um táxi ou a pedir boleia a familiares e amigos.
Saliente-se que, cada vez com maior frequência, o desempregado barranquenho é confrontado com o recebimento de notificação para o atendimento em Barrancos (à 5ª feria, das 10-12h30 horas, de 15 em 15 dias), na tarde desse dia, ou no dia seguinte. Esta situação, ocorrida pela última vez há 15 dias, obriga o/a “faltoso(a)” a nova deslocação a Moura, para justificar a falta, que não cometeu.
Os mecanismos de controlo do pagamento das prestações sociais, incluindo as de desemprego, seriam mais eficazes se houvesse um serviço de proximidade, com pessoal técnico no terreno, evitando as deslocações que são financeiramente gravosas para as pessoas carenciadas.
Em Barrancos poderia estar a funcionar uma Gabinete de Inserção Profissional (ex- UNIVA) que, sem custos acrescidos para o erário público, podia desempenhar as funções do atendimento e apoio aos desempegados barranquenhos, com o apoio do CE de Moura.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Voz da Maria, novo blogue barranquenho

Nasceu "A Voz", o blogue da Maria Mendes Galhoz, "desempegada, de 53 anos de idade, que reside em Barrancos desde o 18 anos".
Um blogue que vale a pena seguir.
Parabéns, Maria!

Governo despede médico de Barrancos e não autoriza contratação de farmacêutico

O governo obriga a Câmara Municipal de Barrancos a despedir o médico e não autoriza a contratação de farmacêutico!

1 - “Na sequência de uma petição do povo barranquenho, o governo comunicou à Câmara Municipal de Barrancos e Noudar que não aceita a contratação do farmacêutico ou boticário espanhol, para o exercício de medicina, informando que, pelo salário proposto, seja contratado um médico português, formado numa universidade portuguesa.”
2 - “Confirmadas as suspeitas transmitidas pelo governo civil de Beja, em 19 de Maio último, o governo notificou a Câmara de Barrancos para que proceda ao despedimento do médico, que não é português, nem está habilitado pelas escolas do País, para exercer a medicina.”

Estas duas notícias poderiam ser actuais, porque em tudo traduzem os problemas e as reivindicações que  os barranquenhos têm tido ao longo dos tempos: a falta de médicos; as reivindicações para a colocação dos médicos; o preenchimento das vagas de médicos de família; etc; etc; etc;.
Contudo, são notícias dos séculos XVIII e XIX - a primeira datada de 3 de Outubro de 1774, tem 235 anos! A segunda, de 1 de Julho de 1862, isto é, há 148 anos.
Numa altura em que estão prestes a começar as obras do novo Centro de Saúde de Barrancos, pareceu-me pertinente dar a “conhecer o passado para entender o presente e (tentar) construir o futuro”.
A história:
 – 7 de Agosto de 1774:
A Câmara de Barrancos (CMB) promove uma petição  (foto 1), que a população local subscreve e envia a "sua Magestade" através do provedor da comarca de Beja. Na petição, a CMB informa que na falta de médico no reino, situação recorrente e muito preocupante, o Povo está disponível para suportar os salários de um boticário espanhol, que pelos vistos toda a gente lhe reconhece capacidades na área da medicina, para que "curasse as enfermedades da população".
- 3 de Outubro de 1774:
Ouvidas as explicações do município local, "oficiais da Câmara, Nobreza e Povo", o Provedor da Comarca de Beja emite parecer favorável à contratação, devido à situação geográfica da Vila, pelo facto de "duas partes da população de Barrancos, ser espanhola e uma portuguesa".
 – 29 de Outubro de 1774:
Em resposta à petição barranquenha o governo português, ignorando o parecer favorável do provedor de Beja, com a arrogância e o desprezo do costume(!), indefere a pretensão e intima a Câmara de Barrancos para que, com o salário proposto de "cinco moyos e 40 alqueires de trigo" contrate um médico português, "graduado no reino, que possa residir na Vila de Barrancos”. Enfim, para o (des)governo da altura, tal como o de hoje, havia médicos disponíveis para "residir em Barrancos"….
Era rei, D. José, tendo como primeiro-ministro o Marquês de Pombal. O despacho de indeferimento da petição foi subscrito, provavelmente, pelo ministro da interior, cuja assinatura é ilegível.
– Não sabemos se a CMB foi bem sucedida na contratação de médico “formado nas escolas nacionais”, mas tendo em conta os desenvolvimentos de 1862, tudo leva a crer que a situação não tenha mudado nada, antes se agravasse. Médico, continuava a não haver. A população, paupérrima, continuava sem qualquer tipo de assistência médica. A distância a Moura tornava impossível a "ida ao médico".  Os boticários e farmacêuticos espanhóis iam dando alguma ajuda, com as “mezinhas”,… e a Câmara Municipal lá ia arranjando subterfúgios para cuidar da assistência médico-sanitária da sua população. O Centro de Saúde de Encinasola, ainda não existia!?...
– 1 de Julho de 1862:
Entretanto alguém, provavelmente descontente, informa o governador civil de Beja da colocação em Barrancos, de D. Manuel Badajoz Cardenal, “que não é português, nem habilitado perante as escolas do país para exercer medicina…” Uma afronta. Um crime de lesa-pátria estaria a ser cometido pela Câmara local!...
– Seguidamente, o governo, célere como de costume, determina por Portaria de 01/07/1862 (foto 2), que a Câmara de Barrancos proceda à demissão do D. Manuel Badajoz Cardenal, por não ser português nem habilitado pelas escolas do país, para exercer a medicina. Ao mesmo tempo, confirmadas as ilegalidades, determina-se que sejam participadas ao ministério público.
Era rei D. Luís, que tinha como primeiro-ministro o Duque de Loulé. A Portaria foi assinada pelo ministro do interior, Anselmo José Braancamp de Almeida Castelo Branco.
Em suma, não foi possível contratar o boticário, mas foi demitido o “medico”, que não era português, nem formado nas escolas nacionais. Ficou, com toda a certeza, mais um problema para resolver pelas autoridades municipais que, ... 250 anos depois ainda se mantém...

Decisão de 29/10/1774 sobre a petição da população barranquenha

Portaria de demissão do médico espanhol

Lista dos subscritores da petição:

Vereador Simão Pirez
Vereador Jacinto Theodósio
Vereador Jacinto Mendes
O Procurador José de Souza

- Salvador José da Silva
- Frey Martinho
- Frey Carrasco
- Dom Eufrazio Dias Pereira (padre)
- Francisco Mendes (Tabelião Público do Judicial e Notas, por mercê de D. Nuno Pereira de Melo, 4.º Duque de Cadaval )
- Jacinto Severino Bernardo
- Manuel Martins
- Domingos Fernandes
- António Caeiro
- Nicolau de Almeida
- Manuel Luís
- Alexandre Nunes
- Theodósio da Paixão
- Manuel Rodrigues
- José Fernandes
- João de Oliveira
- Gregório Rodrigues
- Francisco José
- António Jesus

[Entre outros nomes ilegíveis]
___
Nota: Este artigo só foi possível graças à prestimosa colaboração da Domingas Segão, Historiadora, com formação em paleografia e diplomática, que transcreveu o documento de 1774 adquirido na Torre do Tombo.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Câmara de Barrancos adopta Horário de Verão

O Município de Barrancos adoptou o horário de trabalho de jornada contínua, das 6 às 13 horas, para os trabalhadores municipais da Divisão de Obras e Serviços Urbanos,  abrangendo o pessoal que presta  serviços nas obras, nos parques e jardins e noutros serviços de rua.
O  “horário de Verão”, que vem sendo praticado pela CMB há quase duas décadas, decorre normalmente entre 1 de Julho e 31 de Agosto. Este ano, devido às altas temperaturas, o novo horário começou a 22 de Junho.

OMS reconhece trabalho da Equipa de Intervenção Precoce do Alentejo

A Organização Mundial da Saúde atribuiu um prémio de 15 mil euros à Equipa Directa de Intervenção Precoce do Alentejo, como reconhecimento pelo trabalho pioneiro que está a ser desenvolvido junto das crianças alentejanas dos zero aos 6 anos.
Em Barrancos, a Equipa de Intervenção Precoce, que integra técnicos da Câmara Municipal, tem vindo acompanhar várias crianças que necessitam de apoios na área da psicologia, da terapia da fala e da fisioterapia.
Sobre o assunto será importante rever a reportagem que foi transmitida no Telejornal da RTP 1, nos dias 4 e 5 de Julho, na qual aparece uma das crianças de Barrancos.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

JN publica artigo sobre ex-comandante da GNR Barrancos

O Jornal de Notícias (JN) desta data, publica um artigo do jornalista Teixeira Correia, no qual destaca o "louvor atribuído pela Câmara de Barrancos" ao 1º Sargento Marcos Ventura, ex-comandante do Posto da GNR de Barrancos, transferido para Serpa, no passado dia 20 de Junho.

Livro em Destaque na Biblioteca de Barrancos - Julho 2010

Sinopse:
Mischa conhece bem a sensação de abandono. O seu pai alemão desapareceu no final da guerra, deixando-o, com a mãe, entregues ao ódio e ao desprezo dos outros habitantes da terra. O seu padrasto também desapareceu, sem uma palavra. E estas são as cicatrizes que marcarão para sempre este homem. Só quando a mãe morre, deixando um célebre quadro de Ticiano, que desconhecia, é que Mischa parte em busca do seu próprio passado. Regressa à vila francesa e desvenda o mistério da Virgem Cigana.

domingo, 4 de julho de 2010

Temperaturas elevadas: 40ºC

Em Barrancos, tal como em praticamente todo o interior da península, está um calor insuportável...
De manhã, às 7h00, já estavam 23ºC. Às 15h30 a temperatura superou os 39ºC, com céu limpo e vento fraco de SSW.
A pevisão aponta para situação idêntica nos próximos dias. A temperatura poderá chegar aos 42ºC!

Castelo de Noudar - 100 anos de Monumento Nacional

Castelo de Noudar, Barrancos, - monumento nacional desde 23 de Junho 1910
(Diário do Governo n.º 136, de 23/06/1910)

sábado, 3 de julho de 2010

Legalização de Furos e Poços artesanais - confirmado o adiamento até 15/12/2010

Publicado ontem, o Decreto-Lei nº 82/2010, que prorroga até 15/12/2010 o prazo para a regularização dos títulos de utilização de recursos hídricos e dispensa os utilizadores desses recursos da prestação da caução para recuperação ambiental quando constituam garantia financeira, procedendo à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 226-A/2007, de 31 de Maio.
De salientar que este assunto tem vindo a ser acompanhado neste blogue desde Abril de 2009, onde poderá consultar os desenvolvimentos legislativos.

Posse do novo Comandante da Protecção Civil distrital de Beja

O major Vitor Cabrita, antigo militar do Regimento de Infantaria nº 3 (RI Beja), assumiu ontem o cargo de Comandante Distrital da Protecção Civil de Beja, em substituição de Francisco Manuel Canudo Sena (vereador do PS na Câmara de Barrancos), que se aposentou no passado dia 1 de Junho.
O barranquenho Carlos Pica (na foto), 2º comandante da Protecção Civil, que se mantém em funções, assegurou interinamente as funções de comandante distrital durante todo os mês de Junho.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Começaram as aulas de natação

Começaram ontem, dia 1 de Julho, as aulas de natação, frequentadas por 80 crianças (escalão A) e 12 adultos (escalões B e C). A aulas, integradas ns Escola Municipal de Natação, decorrem entre 1 de Julho e 25 de Agosto, sendo orientadas pelo terceiro ano consecutivo pelo Xavier Mondragão, professor de educação física, contratado pela Câmara de Barrancos.
As aulas de natação decorrem na Piscina Municipal de Barrancos (na foto), de terça a sexta-feira, entre as 9-12 horas, para as crianças e as 19-20 horas para os adultos. Pela inscrição foi pago um preço simbólico de € 7,5, para comparticipação do seguro. Os dois inscritos no Escalão C, maiores de 56 anos, estão isentos de pagamento.

GNR de Barrancos com novo comandante

O 2º sargento Daniel Coelho tomou ontem posse como comandante do Posto Territorial de Barrancos, em substituição do 1º Sargento Marcos Ventura, que foi transferido para Serpa, no passado dia 20.
Entretanto,  o Posto da GNR local tem sido comandado interinamente pelo cabo João Gonçalves Rodrigues.