terça-feira, 13 de julho de 2010

Ministério da Saúde deve 30 mil euros aos Bombeiros de Barrancos

De acordo com a notícia da Rádio Pax, o deputado do PCP pelo Círculo Eleitoral de Beja, José Soeiro, questionou a ministra da Saúde acerca dos atrasos nos pagamentos das despesas com transportes de  doentes aos Bombeiros de Barrancos, que ultrapassam os 90 dias.
Nesta data, a dívida aos Bombeiros Voluntários de Barrancos, da responsabilidade da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), ultrapassa os 29 mil euros.
O atraso nos pagamentos supera os 90 dias quando, de acordo com o protocolo assinado entre o ministério da Saúde e a Liga dos Bombeiros Portugueses, seria no máximo de 50 dias.

9 comentários:

Anónimo disse...

Assim é mt dificil manter a actividade dos bombeiros na nossa terra!! Ninguém dá valor á Direcção porque ninguém sabe o grande esforço k eles fazem!!
O Governo deveria cumprir os protocolos ou então deveriam ser debitados juros de mora!!

J.A.

Anónimo disse...

Todas as corporações de bombeiros, de norte a sul do País, estão a atravessar graves crises a nivel de tesouraria.
Contudo não podemos esquecer, tal como disse o presidente da liga de bombeiros, que os quadros de pessoal de todas as corporações têm aumentado consideravelmente sem que as receitas tenham acompanhado esse ritmo de crescimento. Penso que na corporação de Barrancos de há 10 anos até o preciso momento a tendencia tem sido esta tambem...
Não podemos tambem esquecer, que os carros dos bombeiros não são muito recentes, exigindo uma quantia consideravel para reparações; as nossas estradas são muito más o que aumenta o numero de avarias; o preço do gasoleo tem aumentado drasticamente; entre outros factores...

Anónimo disse...

No arquivo de junho de 2009 deste blog, foi noticiado que os Bombeiros de Barrancos iriam ter uma EIP! Tendo decorrido já um ano e a EIP não ter aparecido, poderemos dizer, que ficou na gaveta??

Anónimo disse...

O comentarista das 11,23 tem toda a razão. Os custos aumentaram consideravelmente e a principal receita das associações de bombeiros - o transporte em anbulância - não acompanhou essa subida. No último ano aumentou 0,01 por Km.Portanto é aí que está o grave problema.

Anónimo disse...

Sr Anónimo de dia 14 de Julho de 2010 15:28, chamo à atenção para o facto do último aumento ter sido apenas de 0,01€/Km, mas actualmente qual é o preço do km?!

Na minha opinião o preço (actual) do km é bastante consideravel, atendendo que quem mais necessita destes cuidados de saúde são os mais idosos, que recebem uma pensão social baixa, pois as credenciais médicas já não são para todas e qualquer tipo de doenças...

Anónimo disse...

Não se esqueças dos sócios a maioria são pessoas idosas sendo que todos os anos há muitos que infelizmente se perdem por razões de falecimento e os mais novos poucos são os que se inscrevem. Lançem uma camonha para novos sócios, vale sempre apenas assim seja mais um, são 12 euros mais mas olha melhor que nada.

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
Em resposta ao anínimo/a das 15h20, posso adiantar que a EPI de Barrancos está aprovada (foi assinado um protocolo entre a CMB A AH-BVB e a ANPC) e é constituída por cinco elementos que brevemente irão entrar em acção.
Cfr. Diário do Alentejo, edição nº 1472, de 9/07/2010.

Cpts.

Jacinto Saramago

Anónimo disse...

Caros comentaristas das 16,46 e 18,20 de14 de Julho. Quando escrevi que o preço do km. tinha aumentado em 0,01€ referia-me apenas à facturação oficial. Quanto aos sócios,há vários anos que os preços se mantêm. De qualquer forma peço desculpa por ter sido pouco explícito.

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
Vários comentaristas anónimos questionaram o uso do termo "facturação oficial", por parte do anónimo de 15072010 (09h44).
Não sei ao que ao certo a que se refere, mas permita-me que presume que esteja relacionado com a tabela de preços fixadas pelo Ministério da Saúde, para o transporte de doentes. Chamada Tabela oficial.

NO caso dos BVB, e de todas as corporações de bombeiros, existe outra tabela para os associados, onde são cobrados preços simbólicos pelo transporte de doentes não urgentes, que pode ocupar uma viatura, motorista e respectivo maqueiro, durante um dia inteiro!

Cpts.
Jacinto Saramago