segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Surto Covid19 em Barrancos "esgota recursos dos BVB" - Testes PCR não são urgências.

Segundo uma nota do comandante dos Bombeiros Voluntários de Barrancos (BVB), João Agulhas, divulgada no passado dia 25, quinta-feira, os "testes PCR Covid19 não são urgências/emergências". Neste sentido, não tendo recursos ilimitados, não podem os BVB "retirar meios humanos/materiais destinado a emergências" para transportar pessoas a fazer testes PCR.

Recorde-se que, tendo Barrancos 58 casos ativos (positivos, confirmados por PCR, até 26/11/2021), estima-se que haja, pelo menos, 150 a 180 residentes confinados por contactos, dos quais, mais de metade poderão ter de fazer PCR, por recomendação da DGS. Neste caso concreto, com apenas uma ambulância apetrechada para Covid19, fácil será perceber que os BVB não têm capacidade de resposta para transporte aos centros de testagem PCR de Moura, de Beja ou de Évora, quando só podem levar uma pessoa/viatura, salvo se for do mesmo agregado familiar! 

Como diz, e bem, o comandante dos BVB, os recursos são limitados e as urgências/emergências (não Covid19) não param e têm se ser atendidas. No momento.

(foto: BVB)

5 comentários:

Anónimo disse...

E qual seria a solução para este problema??? Sabemos que há pessoas que não têm como se deslocar para fazer o pcr fora de Barrancos ou por falta de carro ou por não conduzir, há várias famílias que não estão todos positivos dentro da mesma casa!! Como fazemos? Dizemos ao amigo, ao vizinho ou vamos com o familiar que não está positivo? Penso que a autarquia deveria ter pensado numa solução em vez de o sr comandante dos Bombeiros ter feito este comunicado, tendo aqui povos vizinhos (Sobral e Safara) que com apenas uma ou duas ambulâncias com condutores e maqueiros com menos recursos que os Bombeiros de Barrancos estão fazendo este tipo de serviço e não tem metido qualquer tipo de reclamação. Talvez com o número a crescer já será hora de haver um acordo com as entidades competentes para se deslocar a Barrancos para fazer os testes necessários visto que não há condições para tal os pacientes se deslocarem a Moura.

João Martins disse...

Não faço a mínima ideia de quantas pessoas estarão nas condições de que fala (até parece que agora ninguém tem forma de sair de Barrancos), mas uma coisa é certa... Os bombeiros e principalmente o serviço INEM não são táxis...

Anónimo disse...

Sr João Martins, a essa questão só quem poderá responder será o sr Comandante.
Mas acredito que quem não tenha necessidade vaia pagar mais caro que ir no próprio carro.

Anónimo disse...

Não entrando em polémicas desnecessárias tenho muito orgulho no serviço que é prestado pelos BVB! O comunicado emitido por mim não diz que não efetuamos os serviços mas sim, que tem de haver uma interligação entre as partes para os mesmos poderem ser efetuados nas melhores condições sem haver "misturas de utentes COVID"! Quando se referem a entidades que prestam o mesmo tipo de serviço e uma afirmação de uma pessoa que nuca passou pela situação! Como já levou alguns anos disto o nosso nunca presta o de fora é que é bom! E mais digo olhe que no ano de 2021 os BVB têm efetuado muitos serviços estes sim de Emergência pré-hoslitalar aos concelhos vizinhos e digo que não é situação que queira para nenhum dos meios famíliares!

Anónimo disse...

A galinha do vizinho é sempre melhor que a nossa.
Os barranquenhos têm, temos, muito repixuxe para exigir e revindicar direitos mas, quando toca nas questões dos deveres, está quieto óh macho.
No dia que estivermos a espera de socorro mais de 40 minutos porque a ambulância disponivel esta a 50 km ou mais depois falamos. Agora se fala com a Barriga cheia.