quinta-feira, 11 de novembro de 2021

"Casa Mortuária de Barrancos" - como estão as obras? (parte II)

As obras da "construção da Casa Mortuária de Barrancos", suspensas há mais de 30 dias, ultrapassado que foi o prazo da  empreitada (240 dias), estão "no estado" que as fotos abaixo documentam.

O contrato de execução da "empreitada de construção da casa mortuária de Barrancos e requalificação da área envolvente", foi celebrado em 09/02/2021 com a empresa "Gonçalves - Joaquim Manuel Janeiro", com sede em Portel, pelo montante de 475 590,20 euros, sem IVA, tendo um prazo de execução de 240 dias (oito meses). 

Entretanto, quatro meses depois, a CMB adjudicou à mesma empresa, por ajuste direto, pelo preço de 150 mil euros, os "trabalhos complementares, incluindo aterros dos muros e as escavações em rocha", que não estariam previstas na empreitada inicial. Se não houver mais nenhuma alteração  a Casa Mortuária de Barrancos, adjudicada inicialmente por 475 mil euros, terá um custo de 607 mil euros (mais IVA), com a inclusão dos "trabalhos complementares".

O serviço de fiscalização e coordenação da segurança da empreitada foi adjudicada à empresa ProGesteam Engineering, com sede em Arco de Baúlhe, pelo preço de 44 280 euros (IVA incluído), pelo prazo de nove meses, a contar de 30/12/2020, data da assinatura do contrato, prazo que terminou no final de setembro passado.

O recomeço das obras está agora "nas mãos" do novo executivo municipal, que terá de decidir se aceita a "prorrogação do prazo contratual", para dar continuidade aos trabalhos. O mesmo deve suceder com a empresa de fiscalização, também com contrato caducado.

pormenor das obras da "Casa Mortuária de Barrancos
(Fotos: eB, 10-11-2021)

5 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, o panteão está dando trabalho e os pobres da Amália e Eusébio desesperando para vir para o calor do nosso alentejo... feitas as contas e adicionando mais uns quantos custos, porque os vai haver, chegaremos muito perto do milhão, muito perto mesmo!
Tema debatido em assembleia e registado em acta mas negado por quem insiste em desturpar a informação e tenta tapar o sol com a peneira mas o burro sou eu...
PLC

Anonimo disse...

Um bom museu! Ou o arquivo da câmara q passe para lá! E façam a casa mortuária onde tava prevista com 150 mil e já tínhamos casa! Mas na câmara as coisas sempre andaram devagar, devagarinho!!!

Anónimo disse...

Que tal uma auditoria e responsalizar todos os responsáveis que aprovaram esta loucura?! Começando pelo que não demorou nem 1 mês a mudar a residência...

Jacinto Saramago disse...

A/o anónimo/a das 20h39
Tendo em conta o que vi, quando "visitei o mamarracho", para as fotos que ilustram a notícia, talvez fosse a medida mais sensata e até imperativa. Vai na 2ª fase! Pois, não tarda virá a 3ª, a 4ª e por ai fora!
Mais: por ordem de alguém montaram aquele elefante em cima da conduta distribuidora da água, que não tarda rebenta!
Recomendo uma visita à obra. Melhor, integrar a obra no roteiro turístico de Barrancos.
cpts

Anónimo disse...

Espero que quem de direito tome esta medida rapidamente pois ontem já era tarde! Bastante vezes foram alertados para o que ai vinham mas então, os egos eram demasiados grandes para reconhecer que estavam errado. Também ouvi essa da conduta da água, realmente como é possível fazerem isso com tanto pseudo estudos ao terreno que foram feitos?! Repito, auditoria quanto antes e responsabilizar todos os que aceitaram esta barbaridade pois são cúmplices da mesma.