segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Google foge para Barrancos (e liberta terrenos em Oeiras para plantar batatas)

Quem já foi ministro das cidades, percebe pouco do campo! 

E porque não podemos ter a "google em Barrancos", quando todos sabemos que os nossos terrenos não servem para plantar batatas! Nem para a agricultura, em geral. São, na sua maioria, de classe E, ou seja "capacidade de uso muito baixa, com limitações severas" (PDM Barrancos).

Se não temos campo para "plantar batatas", temos condições e terrenos para ter a "google em Barrancos" - uma Incubadora de Empresas, novinha em folha, ainda sem empresas; mas, sobretudo, e aqui pode estar a "vantagem comparativa", um Parque Empresarial com lotes disponíveis a custo simbólico, e onde estão previstos, "nas parcelas F1 e F2 (...), equipamentos colectivos de apoio (...), um parque de exposições e um centro de formação profissional" (vide art. 8º do Regulamento do Plano de Pormenor do Parque Empresarial de Barrancos)

A Google é uma empresa tecnológica, um unicórnio, e por isso os acessos rodoviários não são empecilhos! E há programas europeus e nacionais que incentivam e financiam a "mudança de empresas e pessoal qualificado para o interior"! Sem falar na potencialidade do trabalho online e o teletrabalho.

Será possível replicar um mini Taguspark em Barrancos, onde Portugal e Espanha começam? Sevilha e Huelva, ficam a 150 Km; Badajoz a 110 km; tantos como Évora e Beja (esta com aeroporto); Madrid a 475 Km, pouco mais que Lisboa, que fica a 250 Km!

(caro Isaltino: Não se podem plantar batatas em Barrancos!)

Nota do autor
Podia ser uma noticia ao estilo "Inimigo Público", mas lendo e relendo o texto pode muito bem ser uma noticia do "Público", ou outro jornal de referência nacional, com o título "Google foge para Barrancos"!
Porque não especializar-nos nas star-ups, empresas tecnológicas, TIC, unicórnios e afins, já que enquanto "Capital do Presunto", temos desaproveitado esta fileira de negócios, restando apenas duas pequenas ou médias empresas (Casa do Porco Preto. a Sabores de Barrancos e a Sabores do Porco Preto).

3 comentários:

cacimbo disse...

Viva Jacinto.É claro que as tecnológicas podem estar em Barrancos, como na Covilhã. Se alguma consequência se tira do progresso dos últimos anos, é exactamente essa possibilidade. Muitos dos munícipes do Sr. Isaltino dizem dele que "rouba, mas faz!" Quando o município com mais literacia do país diz isto, estamos conversados. A única resposta é "em barrancos pode fazer-se pouco, mas não se rouba".Abraço

Aires Monteiro Gonçalves disse...

Jacinto, o comentário anterior pertence-me.
Não sei onde foi buscar o Cacimbo (tropa?)

Jacinto Saramago disse...

Aires, o comentário do "cacimbo" veio da mesma forma que este, pelo email do blogue, tendo eu unicamente "autorizado" a publicação. Não conhecia o cacimbo. Cpts