segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Museu de Arqueologia e Etnografia de Barrancos "acolhe cinco obras do Novo Banco"

O Novo Banco assinou, dia 18 de dezembro, mais um protocolo no âmbito do projeto Novo Banco Cultura, desta vez com a Câmara Municipal de Barrancos, para a cedência para exposição permanente, no Museu de Barrancos, de cinco obras de pintores do século XX – Francisco Relógio (1926-1977), Júlio Resende (1917-2011), Manuel Amado (1938 – 2019), Luís Noronha da Costa (1942-2020) e Roberto Chichorro (1941-) — “contribuindo deste modo para o projeto do Museu, de desenvolvimento do seu núcleo de pintura”.
Segundo a Revista Atual, que dá conta da exposição, "estas obras ilustram aspetos das diversas formulações plásticas que caracterizam a produção artística nacional no campo da pintura, no último terço do século XX. A produção artística afirma-se progressivamente de modo individual e independente e é neste contexto que cada um destes pintores desenvolve o seu modo de ver  e de pintar, imediatamente reconhecível."
Francisco Relógio (1926-1977), Sem título| 1976
Óleo sobre tela colada em platex | 65 x 46,5cm
Coleção de Pintura NB

2 comentários:

romcadur@gmail.com disse...

Muito bem, a cultura(arte) deve ser perpetuada e assim será, mas e há sempre um mas, tenmos preta da casa que há que publicitar (Carlinda Marcelo, Zandré e outros , barranquenhos, assim que o orçamento tiver folgado deveria ser feita aquisição desses artista para juntar aos agora vindos.

Anónimo disse...

O'que é que o orçamento tem a ver com a exposição das obras dos nossos artistas locais??? Ainda não houve um espaço para expor as obras? Com tantas habitações vazias que temos na terra...