quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Para manter a EBI de Barrancos teremos de recuperar o projeto "Casa dos Professores"?

Segundo a câmara de Lisboa, citada pelos jornais "Expresso" e "Público", "as rendas altas estão a afastar professores das escolas de Lisboa que acabam a fazer as contas e a perceber que não compensa a deslocação para a capital. Consciente do problema, autarquia aprovou moção em que apela ao Governo que arranje soluções de alojamento para os professores colocados em Lisboa." 
Na mesma zona, Oeiras, espera ter nos próximos dois anos, "40 quartos disponíveis e, em quatro anos, 500 habitações T0 e T1, a preços acessíveis",  destinada a professores.
A existência de turmas sem docentes dois meses depois do inicio das aulas, este ano mais mediatizado, tem sido um problema que vem preocupando o Agrupamento de Escolas de Barrancos, desde há vários anos. Geografia, Francês, Informática, Educação Musical e até Língua Portuguesa, são as disciplinas com mais dificuldades em "arranjar" docentes. O  reduzido horário (entre 8 e 18 horas/semana), e o consequente baixo salário, a distâncias da escola à família, e o preço das rendas das casas em Barrancos, serão alguns dos condicionantes.
Tal como Lisboa ou em Oeiras, onde as condições serão certamente diferentes, Barrancos terá de ponderar se, para manter o funcionamento da EBI até ao 9º ano, não terá de recuperar um projeto de 1990, abandonado há muitos anos, sem ter sido concluído - a chamada "Casa dos Professores".
A "casa dos professores", como ficou conhecido o lote nº 6 do Bairro dos Espanhóis, era um projeto que tinha como finalidade a disponibilização de casa, com renda acessível, aos docentes da EBI de Barrancos do 2º e 3º ciclos do ensino básico (e, à data, também do secundário), como contrapartida pela construção do pavilhão gimnodesportivo.
Recorde-se que o lote habitacional da "Casa dos Professores", nunca concluído e devoluto durante quase duas décadas, foi colocado à venda em hasta pública por duas vezes (em fevereiro de 2012 e  em março de 2014), sem que tivesse havido qualquer interessado.
Entretanto, nesta data, o prédio está a ser objeto de acabamento/remodelação pelo Município de Barrancos, tendo como finalidade a instalação de um Ninho de Empresas.
ex-"Casa dos Professores", futuro Ninho de Empresas, alçado principal
(Foto: Arquivo, eB, 2012)
o mesmo edifício - alçado posterior, na atualidade,
(Fotos: eB, 29-10-2019)

10 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia
O edificio está em obras. Não é para os professores?
Cpts

JC

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 7h42
Tal como dito no último parágrafo, o prédio, depois de duas décadas sem qq utilização e inacabado, está ser remodelado pela CMB, para instalação de um ninho de empresas.
Cpts

Anónimo disse...

Uma incubadora de empresas necessita de empresas para funcionar e pelo que se vê em Barrancos, infelizmente não abundam! Talvez o prédio fosse melhor aproveitado se fosse recuperado para aquilo que se destinava quando foi projectado.
Em ralação a professor de língua portuguesa na terra temos disso mas se calhar preferem aguardar por outro concurso mais apetecível previsto para 2020...
Cumprimentos.

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor
Gostaria de publicar todos os comentários, mas vou "reter" para mim os anónimo cuja linguagem considere inadequada, face à notícia.
Cpts

Anónimo disse...

Boa tarde sr Jacinto, como sempre diz o blog é seu e escreve e publica o que quer, acho muito bem. Neste post, não estou de acordo consigo. Para manter a EBI é preciso é ter mais alunos, e não continuar a perder alunos de ano para ano. O problema dos alunos não é de agora, nem de ontem, é de há mais das tais duas décadas. Professores sempre aparecem, se não há alunos de certeza que não há EBI.
Casa dos Professores-Bairro dos Espanhois - a meu ver, nunca foi um objetivo, e depois que se lhe dizia às pessoas que ganham dinheiro ao alugar as casas.
Obrigado e desculpe não concordar consigo.

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 18h17.
Estou de acordo consigo. A escola precisa de alunos. Sem alunos não será necessário a escola. Mas, salvo milagre, em que não acredito, esses alunos serão cada vez menos! E, nestes últimos anos, temos também o problema da falta de docentes para disciplinas com carga horária reduzida.
O conceito de "casa de professores", talvez não tenha sido concretizado, entre outras, pelas razões por si invocadas.
Entretanto, alguém terá que antecipar uma solução.
Cpts.

Anónimo disse...

Caro Jacinto.
Para sua informação, a solução já foi encontrada os alunos da escola de Barrancos vão ser transferidos para a escola da Amareleja se não é já no próximo ano é no seguinte.
Cpts.

Jacinto Saramago disse...

Caro anónimo/a das 21h42
Numa altura que estamos a entrar na modernidade da reciclagem payt, não seja brincalhão. Ou brincalhona!
Cpts.

Anónimo disse...

É um facto que este sempre foi um projecto por terminar ou onde nunca existiu essa intenção, mas deixar chegar ao actual estado de abandono e degradação é que era impensável.

Impensável também, o preço absurdo que foi colocado à venda, estando por terminar e tendo-lhes sido "roubado" as caves para a sede dos caçadores, que na época de caça incomodam os vizinhos logo às 5h00 da manha com vozes deles e ladrar dos cães, inadmissível domingo após domingo.

Quanto à transformação do edifício num "ninho de empresa"... ninhos de andorinhas já o é há muitos anos e com sucesso!
Este ninho de empresas, que deverá servir de apoio às empresas instaladas no município, apoiar as novas que se pretendem instalar tal como trabalhar para atrair mais empresas, devia ter sido construído onde estava planeado. Lembro que era a primeira construção que devia e ia ser executada na nova zona industrial. Não foi, e pelos visto já não o vai ser... Tanta exigência a quem lá quer construir e afinal a entidade gestora responsável (CMB) é quem menos cumpre.
Ter um ninho de empresa (apenas instalações) e não ter equipa de trabalho de pouco ou nada serve, mas é um principio, veremos...

Anónimo disse...

O anónimo deve estar confundido no seu comentário sobre os caçadores...
É sede do clube porque o local estava "abandonado" e foi cedido para o efeito depois de retirarem o que o clube tinha para outros fins...
Os cães às 5 da manhã será difícil porque as únicas concentrações que acontecem as 5 da manhã são para caçar os tordos e nenhum caçador do clube leva cães para esta tipo de caça...
As vozes dos caçadores também não devem incomodar muito pois não me lembro de que se ande ali a gritar logo de madrugada...

JC