quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Barrancos recebe "Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano"

A ERSAR atribuiu o "Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano", à Câmara Municipal de Barrancos, juntamente com outras entidades prestadoras de serviço.
Com esta decisão, a ERSAR "pretendeu evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano, nomeadamente verificando cumulativamente todos os critérios previstos no regulamento."
A ERSAR atribuiu outros "galardões", nos domínios do "qualidade em abastecimento público de água", da "qualidade em saneamento de águas residuais urbanas"e, ainda, na "qualidade para o uso eficiente da água".
A distinção será entregue no dia próximo dia 10 de dezembro às entidades gestoras que prestam serviços de abastecimento público de água e saneamento de águas residuais urbanas, em cerimónia integrada na 14ª Expo Conferência da Água, em Lisboa.

9 comentários:

João Martins disse...

Parece uma coisa para os "Apanhados" ... Será?

Jacinto Saramago disse...

A entidade ERSAR será de confiança Mas,...

Anónimo disse...

Só pode ser uma anedota! Há bem pouco é detectada legionela na escola e agora dão selo de qualidade!?
Gostava que essa gente que dá estes prémios bebesse da nossa agua algum tempo...
Cptos!

Jacinto Saramago disse...

A legionela, referida, nada tem a ver com a água distribuída pela entidade prestadora de serviço (a CMB), nem com a entidade gestora do sistema em alta (Aguas públicas do Baixo Alentejo).

Anónimo disse...

A bactéria Legionela é um microrganismo omnipresente no meio aquático e, de acordo com a Direcção-Geral da Saúde (DGS), pode existir em reservatórios naturais, RIOS e lagos e, também, em RESERVATÓRIOS artificiais como sistemas de água DOMESTICA. (https://www.saudecuf.pt/mais-saude/artigo/legionella-o-que-deve-saber)

A nossa agua chega as nossas torneiras através de depósitos/reservatórios e a mesma provem dum rio!
Alguma coisa terá que ver...

Jacinto Saramago disse...

Agradecido ao anónimo(a) o esclarecimento sobre a legionela, mas, naquele caso, a origem era outra, foi identificada e resolvido o problema. Esperamos que definitivamente!

Anónimo disse...

Esperamos que assim seja mas acho que as analises deveriam ser estendidas a todos visto que a agua que chega a escola também chega aos vários pontos de Barrancos e podemos ter essa bactéria nas nossas casa sem o saber.

Anónimo disse...

Sr. Jacinto, depois de ler esta noticia e os comentadores, dexeme dizr-lhe umas coisinhas. no iremos a morrer todos com a legionela ?? não seria melhor ter recebido o premio de pio agua ??? agora me lembre de uma novela, porque não dizer-le a esses que nos querem da o premio que não o queremo, porque não percebem nada de água, porque nos não bebemo da tornera bebemo de uma fonte que diz la que não se pode bebe.

Anónimo disse...

Só para ficar uma critica construtiva. Verificar a água da pipa não estaria mal. Uma vez que mais de meia população bebe de lá, já para não falar do estado de degradação visível a que tem chegado com o passar do tempo. O vidro por onde passa a água está impróprio, dá mal aspeto! E o depósito debaixo quem limpa? O cano da torneira debaixo que faz ligação direta á Ribeira esteve entupido quase um mês. A própria santinha está suja. São nas pequenas coisas, que se fazem a diferença!
Cpmts. Jacinto