terça-feira, 25 de julho de 2017

Barrancos e Encinasola - localidades próximas mas com modelo de organização diferente

Barrancos e Encinasola são localidades geográfica e culturalmente próximas, mas são dois desconhecidos ao nível dos seus modelos de divisão territorial e de organização política municipal, onde me parece que Portugal estará mais avançado. Os municípios portugueses dispõem de atribuições e de competências muito mais amplas, diversificadas e universais. Em Espanha, as competências municipais estão dependente de vários indicadores, entre os quais a dimensão territorial e populacional, sendo muitas vezes asseguradas por estruturas intermédias, no caso as "diputación provincial".
A título de curiosidade, sem qualquer avaliação quantitativa ou qualitativa sobre os estádios de desenvolvimento económico-social das duas localidades, registamos que o montante da dívida destes municípios era muito semelhante em 31/12/2016: 
- Barrancos: € 1 315 276;
- Encinasola de € 1 150 000.
No caso de Barrancos, a informação está disponível no sitio eletrónico da CMB, na parte relativa ao Relatório e Contas de 2016. Os dados de Encinasola, que não tem sítio electrónico, foram encontrados no jornal "El Pais - Cinco Dias", consulta de 30/06/2017:
.
Quadros-resumo do Relatório e Contas de 2016 (Barrancos)
Quadro "El País", (consulta em 30/06/2017)

Sem comentários: