quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Festas de Barrancos 2016 - o encerro do dia 31 (com vídeo)

Às 7h00 estão 16ºC, céu azul, com algumas nuvens baixas que começam a dissipar-se, vento NO 5 km/h e 70% de humidade. Tivemos um noite fresca, para refrescar o interior das casas!
Entretanto, a praça vai-se compondo para o terceiro e último encerro destas festas.
7h30 - os tabuados estão quase cheios, mas a rua da Igreja está com menos gente.
7h45 - esperam-se os cabrestos.
8h30 - os cabrestos estão já na rua, a caminho da praça.
8h35 - logo depois do foguete, segue o touro, que faz tourada na rua da Igreja. as grades, todas, servem de refúgio para os afoitos, registando-se várias quedas, aparentemente sem gravidade. havia "toureiros" na rua. já na praça, faz "estragos", mas sem gravidade. ainda tenta regressar pela portada da entrada, assustando os corredores atrasados. corre, limpa a praça, fixa-se na torneira do encerro, que quase arranca. na tábua da CGD há gente assustada, alguns entram pela caixa adentro. a corda anda na praça; o touro segue-a, mas teima em fugir; uma, duas ou três tentativas, com o Manuel Violante a correr em cima do tabuado, o Ricardo no chão enlaça-o; depois de tirar a corda das patas do bicho, entra no encerro, empurrado,
9h05 - está terminado o encerro do primeiro touro.
9h20 - a vaca está na rua; muitos toureiros a esperam; capas, camisolas, tudo serve para brincar; um aficionado, talvez se querer, pega o animal junto à GNR; é assobiado e solta-a; segue para a praça, onde as brincadeiras continuam;  alguns sustos, mas nada de grave; uma ou duas pegas, bem ou mal sucedidas e a vaca está encerrada, com a corda.
 9h41 - termina o encerro, último encerro das Festas de Barrancos 2016
Encerro dia 31/08/2016 - Fotos: eB
(ver aqui um pouco da reportagem)


1 comentário:

Antonia Bergano disse...

OLÁ AMIGOjACINTO, TOMEI A LIBERDADE DE PARTILHAR, PARA O MEU MURAL...
INFELIZMENTE E COM MUITA PENA MINHA, NÃO PUDE ESTAR PRESENTE.
OBG. MUITO BOM TRABALHO...UM ABRAÇO