quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Festas de Barrancos 2016 - a montagem dos tabuados (7º dia)

Entrámos hoje no sétimo dia da construção dos tabuados, mas este ano, pela primeira vez, ainda não estão terminados nesta data. Para amanhã, 8º dia, fica a grade do tabuado dos correios e pequenos retoques no tabuado da igreja.
Tabuados de Barrancos 2016 - 7º dia 
Fotos: eB, 24-08-2016

7 comentários:

Anónimo disse...

Para o ano o melhor mesmo é começar a montagem logo no dia 1 de Agosto. Como bem dizes é a primeira vez que demoram tanto tempo a ser concluidos e não vejo que haja uma razão credivél para tal.
Enfim, me pareçe que num futuro muito proximo vamos mesmo é deixar de os construir.
Espero estar enganado, o tempo o dirá!!!

Anónimo disse...

Além de não estar de acordo com a resposta , não deixo de dizer um velho ditado (depressa e bem não o faz ninguém ) assim também acho que estarão os Tabuados construídos com mais segurança para evitar acidentes e críticas porque foram construídos à pressa, e por logística para os forasteiros e turistas não vejo mal começar a construção dia 1 de Agosto.

Anónimo disse...

Oh meu caro anónimo de 25 de agosto de 2016 às 06:45, haja paciência para tanta ignorância no assunto...

"acho que estarão os Tabuados construídos com mais segurança para evitar acidentes e críticas porque foram construídos à pressa", mas pergunto eu: quantos acidentes se têm verificado desde que os tabuados são construídos nos moldes atuais, isto é, desde que a construção é feita na integra pelo pessoal da CMB?

"por logística para os forasteiros e turistas", tão melhor seria ficar os tabuados construídos de ano para ano, como se de um monumento mais da vila se trata-se. Não se esqueça, que o ser humano quando se habitua a uma determinada situação e esta deixa de ser novidade, cai no esquecimento ou simplesmente deixa de se gostar, passaria o mesmo com o tabuado

Anónimo disse...

Não creio que o anónimo de 25 de agosto de 2016 às 06:45 resida habitualmente em Barrancos, pois surpreende-me como uma pessoa diz tantas "barbaridades" sobre um mesmo assunto, os tábuados que hoje foram concluidos ofereçem a mesma segurança que qualquer outro ano desde que são feitos sob a responsábilidade da C.M.B. E mais desde 1987 ano em que foram construidos pela primeira vez pela C.M.B completando este ano a trigésima vez, este foi o ano em que mais demorou a sua conclusão, tendo existidos anos em que apenas foram precisos quatro dias para a sua total conclusão.
Enfim outros tempos, em que existia brio por parte de quem trabalha e respeito pelas chefias!!

Anónimo disse...

Acho que alguns comentadores devem ser os funcionários da câmara municipal que estavam habituados ás empreitada dada pelo município, que depois tinham uma semana de férias, e como este ano houve mudanças de planos com a montagem da praça!!!!!! Ai está alguma revolta

Anónimo disse...

Anónimo, não creio que seja questão de revolta mas sim a ignorância de alguns conterrâneos que mais parecem viver num mundo à parte para dizer o que dizem.

Não sou funcionário da CMB nem nunca fiz os tabuados, sabemos que em anos anteriores faziam-se os tabuados muito mais rápido e com os mesmos níveis de profissionalismo e segurança que os recém-terminados.

No entanto convém estar informado que, cada vez são menos os profissionais com experiência nesta "arte" que estão disponíveis para este trabalho, por motivos diversos (mobilidade para outros serviços/secções, desemprego, doença ou até óbito infelizmente).

Com malta nova nas equipas, e como é evidente com o desconhecimento na "matéria", é difícil conseguir acompanhar e realizar tal "obra mestre" no mesmo ritmo que se fazia anteriormente. Todos os anos, esta equipa são reformuladas, umas vezes mais (como este ano) outras vezes menos...

Anónimo disse...

Bom dia!
Respeitando a opinião de todos os comentaristas,uns mais sabios no assunto outros nem tanto,
só tenho a acrescentar que os tabuados sempre demoraram as mesmas horas a serem concluidos. A diferença é que anos atrás os trabalhadores trabalhavam até as 6 ou 7 da tarde e agora só fazem o horário da manhã.
Ainda há trabalhadores que aprenderam esta arte com o Xico "enterrador",pena que hoje em dia não se encontre bem de saude ao qual mando as minhas sinceras melhores na luta que esta travando contra a maldita doença que tem e um abraço para a mulher e os filhos, e posso garantir que a segurança dos tabuados esta garantida no esforço de todos eles assim como dos que se vão encorporando ao grupo!
Outro abraço para a familia do meu quinto Vasconcelo,que de certeza foi recordado co carinho nestes ultimos dias,
Uma boa fera para todos os barranquenhos e que não aconteça nada de grave!