quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Eleições Autárquicas 2021 - a análise (possível) do inquérito preparatório para o debate eleitoral desta noite

Esta noite, pelas 21h00, a praça da Liberdade acolhe o debate eleitoral com os cabeças de listas à Câmara Municipal de Barrancos*, promovido pelo jovem barranquenho João Carlos Durão

Para enquadramento do debate, foi "pedido aos cidadãos a sua participação" para responder a um questionário colocado online durante todo o mês de agosto. O resultado do inquérito**, já encerrado, foi o seguinte:

P1 (Pergunta 1) – Nº de respostas/género

O questionário online teve 124 respostas (até às 15h00, de 28/8), dos quais 68 (54,84%) declararam ser homens, e 56 (45,16%) mulheres.


P2 – Grupo etário

Na idade, 99 respondentes declararam ter entre 25 e 54 anos; 15 entre os 15-24 anos e 10 maiores de 55 anos.

P3 – Residência fiscal (em vez de eleitor)

Das 124 respostas, 93 disseram ter “residência fiscal em Barrancos; e 31 “fora de Barrancos”. Este item teria sido mais claro se questionasse sobre a sua “morada de eleitor”, e não a residência fiscal, que não são coincidentes necessariamente.

P4 – Educação (escolaridade)

Dos respondentes, houve elevado número de resposta de cidadãos (45) que dizem ter escolaridade igual ou superior a licenciatura (36,2%); 50 com o ensino secundário regular ou dupla certificação (40,32%); 16 com o 3º ciclo do ensino básico (12,9%); e 6 com o 2º ciclo do ensino básico (4,84%); Não há respondentes com o 1º ciclo, ou menos.

P5 – Situação profissional

Em relação à situação profissional, a maioria (88) declara ser “trabalhador por conta de outrem” (70,97%); responderam ainda 14 “trabalhadores por conta própria"; 12 desempregados; sete estudantes e três reformados; 



P6 - Sector de atividade

Neste item, as respostas maioritárias são nos serviços (19), educação (16) e agricultura (17). Há ainda 15, que dizem não se “encaixar” em nenhum dos sectores elencados; 13 nas atividades administrativas; 12 em consultadoria/similares; nove em atividades de apoio social; e cinco nas indústrias transformadoras, no comércio e também restauração e similares. Há ainda quatro que dizem trabalhar em “atividades artísticas e espectáculos”, 

P7 – Preocupação com o futuro”

Todos os 124 respondentes dizem estar “preocupados com o futuro de Barrancos”, não se percebendo muito bem o motivo e como isso teria reflexos na política local (esta resposta talvez esteja influenciada pelo resultado dos censos 2021);

P8 – Na avaliação da frase "Sou um cidadão que procura, sempre que possível, apresentar propostas para resolver os problemas de Barrancos”, 108 (87,10%), dizem  “concordar totalmente; e 16 (12,90%), apenas “concordam”.
Na “avaliação do desempenho dos autarcas” é curiosa "avaliação" em todos os períodos:
P9 - Nos últimos 12 anos, que corresponde a dois mandatos da CDU e um PS (a decorrer), as respostas são: muito negativo (21); negativo (64); positivo (20) e muito positivo (0).
- saldo: 85 negativos (68,55%); e 20 positivos (16,13%); sem contar os 19 NS/NR;
- Avaliação média ponderada: 2,30 (em 5 possíveis)
P10 - Nos últimos 8 anos, que corresponde a um mandato CDU e um PS (último), as respostas são: muito negativo (23); negativo (63); positivo (22) e muito positivo (0).
- Saldo: 86 negativos (69,35%); e 22 positivos (17,74%); sem contar os 16 NS/NR:
- Avaliação média ponderada: 2,31(em 5 possíveis)
P11 - Nos últimos 4 anos, que corresponde ao atual mandato do PS, as respostas são: muito negativo (39); negativo (35); positivo (30) e muito positivo (4).
- Saldo: 74 negativos (59,68%); e 34 positivos (27,41%); sem contar os 16 NS/NR:
- Avaliação média ponderada: 2,36 (em 5 possíveis)
Em resumo, poder-se-à depreender das respostas que os barranquenhos (ou respondentes**) não estão satisfeitos com o "desempenho dos seus autarcas", em todos os períodos (12 anos)? Que terá falhado? Erros na constituição e/ou composição das listas? Interesses partidários acima do interesse da comunidade? Como resolver este problema? (Questões que poderão ser colocadas durante o debate)
P12 – Se teve intervenção política (votou) nas últimas autárquicas
Neste item, só 15 (12,10%) dos 124 respondentes disseram não ter votado há quatro anos, entre os quais haverá alguns que ainda não teriam ainda idade de voto (cf. P2)

P13 – expectativas para o mandato 2021/2025

Este item não “terá despertado interesse”, ou terá sido mal entendido/percebido, devido ao indicador utilizado (alto, médio e baixo).

P 14 – desafios sectoriais para Barrancos

Não me surpreende a resposta, sendo que é claro que sem “investimentos privados” o município não consegue “sobreviver” ou “segurar a população” (e aqui já é o escriba a dar a opinião)!!

P15 e P16 sobre se os “partidos ouvem a opinião dos eleitores”

Não há tradição em Portugal, nem em Barrancos, dos cidadãos “serem ouvidos” durante os mandatos. Duas formas de “audição” seriam os referendos locais (complexos) e os orçamentos participativos.

No caso de Barrancos, o referendo foi um instrumento utilizado uma vez, em 1987, para auscultar a opinião da população sobre a “construção dos tabuados”, que passou a ser responsabilidade municipal depois dessa consulta;

O orçamento participativo, ainda que de forma não regulamentada, foi testado em Barrancos há mais de 30 anos, salvo erro, em 1988 ou 1989 (?), não tendo a CMB acolhido a proposta vencedora, por não ter constituído uma prioridade politica à época; no mandato em curso, foram aprovadas as Normas do Orçamento Participativo Jovem do Município de Barrancos, que não chegaram a ter utilidade.

P17 – A “questão que gostaria de colocar aos candidatos”, será hoje colocada aos candidatos participantes.

--
Observações:
* De acordo com a nota publicada no facebook, o candidato da CDU não vai participar no debate por não ter tido resposta do promotor às "opções apresentadas" através do email de 27/08/2021. A confirmar-se a ausência da CDU, o debate será entre os candidatos da coligação "Tempos de Mudança" (PSD/CDS), Dalila Guerra e do PS, José Domingos Marques. 

Seria desejável a participação dos três candidatos. Não sendo assim, o debate sai prejudicado, tal como a população, especialmente a mais "envolvida" nas redes sociais, que poderá não ver esclarecidas algumas das suas reivindicações ou preocupações para o "progresso e desenvolvimento de Barrancos, e o bem-estar das suas gentes"!

Outro aspeto que pode fragilizar o debate, não por culpa do seu promotor, mas dos partidos e coligações concorrentes, tem a ver com o atraso na divulgação dos diferentes "programas de governo municipal" (ou programas eleitorais) para o mandato 2021/2025 ou, pelo menos, dos principais eixos/projetos de intervenção. Faltam 24 dias para o ato eleitoral!

** O inquérito/sondagem não foi construído para ter validade cientifica e as suas conclusões são meramente indicativas, dada a impossibilidade de controlo do conjunto populacional respondente.
-
Aditamento
O promotor do debate, João Carlos Durão, tem o Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais: Segurança e Defesa, pela Universidade Católica de Lisboa, 2021; Licenciado em Gestão de Empresas e Pós-graduado em Finanças Empresariais pela Universidade do Algarve, detém também um Executive Program em Effective Leadership pela Nova SBE.

Sem comentários: