quarta-feira, 4 de março de 2020

Férias de médico e "falha de sistema informático" limitam consultas em Barrancos

A vila de Barrancos só tem médico de família, às segundas, quartas e sextas-feiras, durante o período de férias do único médico local. 
Entretanto, esta segunda-feira, 2 de março, primeiro dia de condicionamento, o médico deslocado do centro de saúde de Moura não viu nenhum doente, alegadamente "por causa de uma falha no sistema informático", que ainda ontem de manhã não tinha sido resolvida. 
Como as doenças não têm férias, nem datas certas para "ocorrer", os doentes de Barrancos para além do 112, que evitam para não passar um dia de hospital (Moura) em hospital (Beja), recorrem ao centro de salud de Encinasola, onde nem computador existe! Mas há médico(a) e enfermeiro(a), 24 horas/dia!
O regresso à "normalidade" na área da saúde, deverá ocorrer a partir de 21 de março!
Aditamento
A "falha informática" continua sem resolução! Hoje, quarta-feira, também não há consultas médicas, sendo que, legalmente, as receitas podem ser prescritas "por via manual", nos termos do art. 8º da Portaria nº 224/2015, de 27/7, na redacção dada pela Portaria nº 390/2019, de 29/10!
Não haverá esferográficas no centro de saúde!?
centro de saúde de Barrancos
(Foto: Arquivo, eB, 2018)
centro de salud de Encinasola
(Imagem: Google mapas, 03-03-2020)
Aditamento
Após estas publicações e algumas denuncias, o médico(a) "veio" ontem, dia 5, quinta-feira, e está a prescrever receituário manual! 
Barrancos ficou três dias sem médico, por uma birra!?

9 comentários:

Anónimo disse...

E que dizer, sobre o caso recente, de um doente que está a ser visto por uma equipa médica no centro de saúde de Encinasola, e precisar transporte urgente para o Hospital (de Beja no caso) e os Bombeiros de Barrancos informarem que não o podem fazer porque não podem ir buscar doentes a Espanha?
Afinal existe acordo de colaboração transfronteiriço ou não?
Ou só existe para irem a Encinasola apagar o fogo nas casas de nuestros hermanos?

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 10h40:
Não tendo a informação completa, permita-me o seguinte esclarecimento:

Incêndios Florestais - Existe um acordo Entre Portugal e Espanha em que pode haver atução de ambas as partes até 30 km dentro de cada país.

Incêndios Urbanos - Existe o Protocolo com o Consórcio dos Bombeiros de Huelva e os Bombeiros de Barrancos mas que, até esta data ninguém sabe muito bem se é legal ou não (há quem diga que sim e, há quem diga que não). Tem havido sorte e não sucedeu nenhum acidente.

Emergência Pré-Hospitalar - Não existe qualquer acordo.
Recentemente verificaram-se duas situações (solicitações) que de uma forma ou de outra poderão colocar os BVB perante uma posição delicada (perigosa). Julgo, e corrija-me quem souber, que os BVB não têm autonomia para chegar a uma unidade de saúde em Espanha e fazer o transporte de um doente (sem que as entidades Portugal/Espanha tenham autorizado). Mas, que entidade será esta?

Cpts

Anónimo disse...

Bom dia. Como diz o ditado "patrão fora feriado na loja". Entre as férias (...) do médico de família, o diretor invisível, a falta de (...) Barrancos infelizmente, desmorona-se (...).

Jacinto Saramago disse...

Aditamento 2
Em relação à ocorrência de ontem à noite, esclareço que a doente esteve sempre acompanhada por "Barrancos". De casa ao hospital, onde se encontra, nesta data.
cpts

Anónimo disse...

Incêndios Florestais - Existe um acordo Entre Portugal e Espanha (...)
Incêndios Urbanos - Existe o Protocolo com o Consórcio dos Bombeiros de Huelva e os Bombeiros de Barrancos (...)
Pré-Hospitalar - Não existe qualquer acordo.

Afinal, que interesses são aqui defendidos?

Efetuar o transporte urgente de espanha para o hospital em Beja, casos de necessidade extrema, dois casos duas medidas... afinal?

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 11h41
Não existe acordo ou protocolo oficial transfronteiriço sobre emergências pré-hospitalar, tal como existe nos outros casos, ou até policial.
Contudo, sabemos, que os BVB nunca deixarão de atuar e intervir para garantir a protecção e o socorro da população. Que não seja necessário, mas os BVB estarão primeiro ao lado da população, e só depois tratará da burocracia, entre dois países.
cpts

Anónimo disse...

Não falem do que não sabem, sim os bombeiros de Barrancos foram até Encinasola

Anónimo disse...

Birras porque o povo permite, noutras localidades isto não acontecia pois o povo ia logo reclamar a quem de direito! Se não estou em erro, este executivo prometeu solucionar isto com mais médicos e até um serviço de saúde as 24h ao dia...

Jacinto Saramago disse...

ao anónimo/a das 14h25
Não seria bem isso que foi prometido, mas andava perto...
Contudo, relembro que a saúde continua a ser uma competência governamental, e não municipal, apesar desta ter capacidade de intervenção e de influência, em nome da comunidade que representa.
cpts