segunda-feira, 27 de maio de 2019

Zahino contra a mina de urânio - populações portuguesas da raia estão ainda passivas


A cerca de vinte cinco quilómetros de Barrancos, entre Zahinos e Vilanueva del Fresno está o local, onde ainda em processo judicial, se encontram a  realizar estudos de prospecção (para saber a quantidade!) de urânio.
Pelos municípios extremenhos afetados (alguns mais distantes que Barrancos) a mobilização é intensa. E em Zahinos as casas estão quase todas em pé de guerra, até a Igreja!
No passado dia 23 de maio, quinta-feira, decorreu em Zahinos uma reunião de reflexão, para um grupo restrito que ultrapassou as 30 pessoas, onde foi exibido um DVD sobre a luta (ganha) contra essa mineração em Nisa. A reunião contou a participação de portugueses,  de Barrancos e de Mourão, que discutiram estratégias e tácticas que se poderão desenvolver na linha das que levaram ao sucesso no norte alentejano.
Em Portugal, sabe o eB, que já estão a ser desenvolvidas diligências ao nível do Parlamento (comissão de ambiente), e inclusive junto do ministro do Ambiente. No entanto, infelizmente a população portuguesa da raia e o sector empresarial da fronteira (que tem uma reunião especialmente vocacionada para as actividades económicas e os impactos do urânio nessas no dia 6 Junho em Jerez de los Caballeros, de que daremos notícias), parece distante, tal como as suas autarquias, ao contrário das extremenhas, ainda, passivas.
Para o dia 30 de maio, quinta-feira, está marcada uma manifestação ibérica em Vilanueva del Fresno,  a 30 km de Barrancos, contra esse desastre ecológico que pode ser a morte das nossas terras. Talvez seja a altura das populações da raia se associarem! 
Os gases radioactivos (o radão) e as águas contaminadas por lixiviados radioactivos  chegarão aos nossos campos e ribeiras, e também ao Guadiana, se a prospecção se concretizar em acto
fachada da igreja de Zahino, Badajoz, Espanha
pormenor da reunião do grupo de reflexão, em Zahino, 23-05-2019
Fotos: Cortesia AE/eB

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas
Parece tema com importância suficiente para haver mais interesse da população em geral e das autoridades em particular no sentido de mobilizarem todos os habitantes de Barrancos.
Mas tendo em conta o que vivemos atualmente pois é "normal"...
Só nos manifestamos (alguns) para festas e pouco mais... o resto não interessa.
Estradas não interessa, saúde não interessa, urânio perto?? que coño é isso... não interessa!!!
JC

Jacinto Saramago disse...

Caro(a) JC
O caminho faz-se caminhando!
Cpts.