quarta-feira, 8 de maio de 2019

Rating Municipal Português 2019 - Barrancos fica no 265º lugar

O município de Barrancos ficou no 265º lugar (em 308), "Rating Municipal Português" de 2019, divulgado ontem pela Ordem dos Economistas. Dos quatro indicadores avaliados, o resultado mais desfavorável foi o “desenvolvimento económico e social”, onde ficou em último (308º). Nos outros indicadores do estudo, Barrancos  ficou em 130º (governança), 202º (eficácia dos serviços prestados aos cidadãos) e 134º (sustentabilidade financeira).
Lisboa é o município mais bem classificado do país em 2019, isto apesar da capital estar na posição 132º da tabela da Governação e na posição 110º no "ranking" da Sustentabilidade Financeira. Lisboa só consegue o primeiro lugar porque obteve 202,44 pontos na tabela do Desenvolvimento Económico e Social. A pontuação total de cidade foi de 291,46 pontos, mais 48 pontos do que o segundo classificado que é o município do Porto.
Segundo o estudo, esta é a primeira vez que é feito um "Rating Municipal Português" (RMP): uma avaliação com notas a vários critérios que não têm apenas a ver com a atividade autárquica. O RMP define quatro dimensões: Governação, Desenvolvimento Económico e Social, Eficácia nos Serviços à População e Sustentabilidade Financeira, que por sua vez estão segmentados em 25 indicadores.
O estudo, coordenado por Paulo Caldas, antigo autarca, para a Ordem dos Economistas, pretende dar todos os anos uma visão integrada de avaliação dos municípios.
(ver aqui o mapa interativo)

Sem comentários: