terça-feira, 12 de outubro de 2021

Confirmada que a Influência humana provocou o aquecimento da atmosfera, do oceano e da terra

Foi disponibilizado recentemente pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) - o Painel Intergovernamental da ONU para as Alterações Climáticas - o primeiro relatóriodo AR6 que apresenta uma nova e mais completa avaliação do estado do clima e dos cenários previsíveis de evolução futura.

De entre as principais conclusões do relatório podemos destacar:
- É inequívoco que a influência humana provocou o aquecimento da atmosfera, do oceano e da terra.
- A escala das mudanças recentes no sistema climático que se verifica hoje é inédita, mesmo quando comparada com períodos passados de muitos séculos e mesmo milhares de anos.
- Já se verificam novos extremos climáticos em todas as regiões do mundo, observados sob a forma de ondas de calor, precipitação intensa, secas e ciclones tropicais
 
Vários cenários de evolução futura são apresentados em função das emissões de gases de efeito de estufa que se verificarem, mas estes cenários têm alguns pontos comuns:
- A temperatura da superfície continuará a aumentar até, pelo menos, meio do século, em todos os cenários de emissões considerados.
- O aquecimento global de 1,5°C e 2°C será ultrapassado durante o século XXI, a menos que ocorram reduções profundas de CO2 e outras emissões de gases com efeito de estufa nas próximas décadas
- A mudança climática irá incluir aumento na frequência e intensidade de extremos de temperatura, ondas de calor no mar, e precipitação intensa, secas agrícolas e ecológicas em algumas regiões, maior
importância de ciclones tropicais intensos, redução do gelo ártico, da cobertura de neve e do permafrost.
- O aquecimento global irá intensificar ainda mais o ciclo global da água, incluindo a sua variabilidade, a precipitação global das monções e a gravidade dos eventos húmidos e secos.
- Muitas destas mudanças serão irreversíveis durante séculos a milénios, especialmente as alterações no oceano, nos lençóis de gelo e no nível global do mar.

Fonte: IPMA, 26-08-2021

3 comentários:

Anonimo disse...

Chama-se a isso bem estar humano! Depois há a outra face da moeda!

romcadur@gmail.com disse...

E quem mais poderia ter sido ? os animais não fazem nada contra o ambiente, é o homem que desde há centenas ou milhares de anos o altera.

Anonimo disse...

Só 100 chega! Em 100 anos evoluiu-se mais que todos os milénios anteriores! Abraço!