sábado, 16 de outubro de 2021

Freguesia de Barrancos - assembleia de freguesia vota contra vogais propostos pela nova presidente

A assembleia de Freguesia de Barrancos, na sua primeira reunião após a instalação que tinha decorrido momentos antes, recusou, com cinco votos contra (quatro a favor), em duas votações seguidas, a lista dos dois vogais para a Junta apresentada pela presidente, Idália Pica. A proposta "de possibilidade de negociação" de uma lista conjunta, apresentada pelo PS e também pelo PSD/CDS (Tempos de Mudança), não mereceu acordo da presidente, ficando assim suspensa a sessão, até ao dia 21 de outubro, onde será retomado o assunto.

Entretanto, o impasse na eleição dos dois vogais para a junta de freguesia, cuja proposta terá sempre de ser apresentada pela presidente, Idália Pica, implicou também o adiamento da eleição da mesa da assembleia de freguesia.

Recorde-se que, nas eleições autárquicas do passado dia 26 de setembro, a assembleia de freguesia de Barrancos, que tem de eleger os vogais da junta, tem nove elementos: quatro da CDU; quatro do PS e um da coligação Tempos de Mudança. A CDU, que venceu as eleições e preside à Junta de Freguesia, está em minoria (tem apenas quatro, dos nove membros).

Sede da Freguesia de Barrancos.
Foto: eB (
Arquivo)

3 comentários:

Anónimo disse...

Depois de todos os partidos dizerem durante a campanha eleitoral que queriam o melhor para Barrancos, dá-se agora esta situação, o que demonstra que alguns só estão pensado nos interesses próprios e não no bem da população.

Anonimo disse...

Novas eleições e tá a andar!

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo(a) das 14h57:

A realização de eleições intercalares só é admissível nos casos expressamente
previstos na lei, nomeadamente quando após a renúncia do presidente da junta se verifica a impossibilidade de preencher a sua vaga na lista ou coligação a que o mesmo pertence, de acordo com os arts. 29, nº 2 e 79º da Lei no 169/99. Não estando preenchidos estes requisitos, não parece que a nova Presidente da JF tenha intenção de renunciar!
cpts