terça-feira, 5 de outubro de 2021

Encontro de Coletividades do Distrito de Beja - dia 9 de outubro, em Beja

Federação das Colectividades do Distrito de Beja (FCDB), estrutura regional da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto (CPCCRD), encontra-se num processo de reativação, com vista a uma ação mais determinante no desenvolvimento do associativismo alentejano.

Com esse fim, vai realizar uma jornada associativa regional no próximo sábado, 9 de outubro, com diversos eventos ao longo do dia, a decorrer integralmente na carismática Sociedade Filarmónica Capricho Bejense e que culminará no ato eleitoral.

O programa inclui, de manhã (10h00) uma sessão de informação associativa sobre "Normas de funcionamento e obrigações legais das Organizações do Movimento Associativo Popular" e à tarde (14h30) um Encontro de Coletividades sobre o tema "Associativismo em território de baixa densidade populacional", com as Eleições a partir das 16h30, um momento cultural e o ato da tomada de posse dos novos dirigentes, após o apuramento da votação eleitoral. O próprio Presidente da CPCCRD, Augusto Flor, será o "pivot" das duas sessões de informação e debate.

A Lista candidata apresenta delegados de 20 coletividades, com representantes de 11 dos 14 municípios do distrito: Aljustrel, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Mértola, Moura, Odemira, Serpa e Vidigueira.

Há coletividades mais dedicadas à Cultura (Filarmonia, Cante, Teatro), outras ao Recreio e ao Desporto e outras, ainda, ao Social, à Juventude e até aos Reformados, sendo interessante esta múltipla diversidade.

Entre os Delegados, encontram-se bastantes jovens e 6 mulheres, representando estas 40% dos membros efetivos, entre elas, mesmo a Presidente da Direção, Natália Pão-Duro do CRAM "Os Leões" de Moura, o que significará a primeira presidência feminina em estruturas regionais da CPCCRD. A Mesa da Assembleia Geral será presidida pelo dedicado dirigente associativo Amílcar Pereira da Juventude Desportiva das Neves e o Conselho Fiscal pela, também muito dedicada Luísa Costa da S F Capricho Bejense, ambos de Beja.

As atividades serão abertas a todas as coletividades e associações e a outros interessados, nomeadamente responsáveis e técnicos das autarquias dos sectores associativos.
Inscrições para fcdbeja@sapo.pt  e informações através do tlm 962960322.

Sem comentários: