segunda-feira, 4 de novembro de 2019

O que sabemos sobre a recolha de lixo porta-a-porta “sistema payt” - (parte 1)

Resialentejo, em conjunto com os Municípios de Barrancos, Beja, Mértola, Moura, Ourique e Serpa, está a implementar um projeto piloto de recolha porta-a-porta PAYT (Pay-As-You-Throw), ou seja, em que os cidadãos pagam apenas os resíduos efetivamente produzidos. Este sistema pretende beneficiar os cidadãos que separam corretamente os resíduos.
No passado dia 30 de outubro, quinta-feira, decorreu no cineteatro de Barrancos, uma sessão de apresentação do projeto de “Recolha de resíduos Porta-a-Porta – pague menos, recicle mais”. Nos dias seguintes, foram distribuídos os contentores individuais que serão utilizados neste sistema.
Para perceber melhor o projeto, vamos tentar “saber” um pouco mais sobre a recolha “porta-a-porta” (payt), com base na informação disponibilizada no portal da Resialentejo
Eis, aqui, as questões e as respetivas respostas:
(...)
"Quais são as vantagens de estar abrangido pela recolha porta-a-porta?
Resposta (R): É mais cómodo, uma vez que não tem que se deslocar até ao contentor. É mais justo, visto que atualmente paga os resíduos em função do consumo de água, assim quem tiver uma atitude ambientalmente responsável (reduzir, reutilizar e reciclar) pode conseguir pagar menos pelos seus resíduos. É mais fácil, porque basta colocar os seus resíduos à porta nos dias e horários indicados que a Câmara Municipal recolhe. É mais sustentável e irá ajudar bastante no cumprimento das metas de reciclagem estabelecidas para a sua região.

O que acontece se eu misturar resíduos urbanos indiferenciados com os resíduos recicláveis (embalagens ou outros)?
R: Vai gastar dinheiro desnecessariamente, para além de não contribuir para um ambiente melhor. A gestão dos resíduos urbanos indiferenciado tem custos para quem os produz, enquanto que os resíduos recicláveis são recolhidos gratuitamente. No dia da recolha de recicláveis, caso seja detetado que o saco contém resíduos indiferenciado, este não será recolhido e será colocado um aviso, sob pena de aplicação de coimas estabelecidas no regulamento do serviço municipal.
Nota1 do autor: Nesta data, Barrancos não tem ou não divulgou o regulamento sobre este domínio.

Posso usar outros sacos que não os disponibilizados pelos Municípios?
R: Não. Apenas se pode utilizar os sacos disponibilizados pelo município.

Há multas para quem não separar corretamente?
R: Nesta fase não, mas iremos colocar avisos nas habitações cujos sacos para resíduos indiferenciados tenham recicláveis. Deverá consultar o regulamento de serviço do seu município: Barrancos, Beja, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.
Nota2 do autor: ver nota1.

Quem me pode esclarecer as dúvidas que tenho em relação a como separar os resíduos?
R: Pode esclarecer as suas dúvidas com os monitores que visitam o seu lar ou poderá ainda colocar as dúvidas no site www.paguemenos.resialentejo.pt, no Facebook ou através do contacto telefónico 284 311 220.

Se houver alterações às datas da recolha, como serei informado?
R: Caso haja alterações, a RESIALENTEJO irá informar os munícipes através do site, do Facebook e através da APP (= aplicação telemóvel)
Nota3 do autor: sigam as sugestões e depois digam...

Se eu deixar os sacos para recolha fora dos horários previstos, o que acontece?
R: O saco não será recolhido, será colocado um autocolante a explicar a situação e poderá ser coimado. Consulte o regulamento de serviço do seu município.
Nota4 do autor: ver nota1.

Devo colocar na rua apenas o saco ou o saco dentro do balde?
R: Para evitar que o saco se rasgue e que os resíduos se espalhem deve colocar o saco e o balde

Nos dias em que não há recolha de indiferenciado o que devo fazer?
R: Poderá tentar adaptar a sua produção de resíduos aos dias da recolha, de forma a evitar maus cheiros em casa. Por exemplo cozinhar peixe no dia da recolha, de forma a ter esses resíduos o menos tempo possível em casa.

Os sacos para os resíduos recicláveis são gratuitos?
R: Sim.

Os sacos para os resíduos recicláveis podem-se obter onde?
R: Podem-se obter no mesmo local dos sacos dos resíduos indiferenciados.

O que devo fazer aos óleos alimentares usados resultantes das frituras?
R: Vamos manter os oleões nas zonas abrangidas, por isso deve colocar no oleão mais próximo do seu lar. Pode consultar o mapa dos oleões aqui.
Nota5 do autor: Não se conhece o mapa citado. Em Barrancos existem oleões na Biquinha, nas Fontainhas, junto à Segurança Social, e perto da EBI.

O que devo fazer às pilhas usadas?
R: Poderá colocar num saco e atar ao saco para as embalagens Plástico/metal ou dirigir-se ao pilhão mais próximo do seu lar.

O que não devo colocar no ecoponto amarelo?
R: Baldes, canetas, CD e DVD, rolhas de cortiça, talheres de plástico, plástico não-embalagem, eletrodomésticos, pilhas e baterias, tachos e panelas e ferramentas.

O que não devo colocar no ecoponto verde?
R: Pratos, chávenas, jarras, cristal, copos, janelas, vidraças, espelhos, lâmpadas, materiais de construção civil e embalagens de medicamentos.

O que não devo colocar no ecoponto azul?
R: Papel autocolante, sacos de cimento, papel plastificado, toalhetes e fraldas, papel de alumínio, lenços de papel sujos, embalagens de cartão com gordura (como caixas de pizza), papel de cozinha e guardanapos sujos e embalagens de produtos químicos."
(...)
Brevemente voltaremos ao assunto, para saber um pouco mais sobre o conceito de "produtor vs pagador". Para já, podemos estar enganados, mas teme-se que a Resialentejo esteja ou tenha criado um mostro que agora quer "empurrar" para as duas autarquias locais de Barrancos: a Freguesia e o Município, que o terão de alimentar, isto é, dar a cara e defendê-lo, sem ter participado ou contribuído para a sua conceção!
Contentores de RSU indiferenciado na zona do Bairro do Espanhóis
(Foto: eB, 31-10-2019)
contentor "porta-a-porta" recentemente distribuído
(Foto: eB, 01-11-2019)

12 comentários:

Anónimo disse...

Podem acrescentar mais estas questões...
Ponho o balde na rua, vêm os cãezinhos e mijam o balde e depois volto a meter dentro de casa? Não me parece...
Ponho o balde na rua vem um e lhe dá um pontapé e o parte. Quem paga, eu?
Pomos todos o balde na rua, onde estacionam os carros, no meio da rua?

JC

Anónimo disse...

jacinto vais ver o q vai acontecer: voltamos aos anos oitenta!!!!!!!!!!!!!!!!!
começam com muita tontada e tiro com o saco onde me saia dos to,,,,,,,,,!!!!!!!

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo(a) das 22h41.espero que não voltemos àquela época. Havia lixeiras por todo o lado. Foi um trabalho difícil, mas conseguiu-se limpar e acabar com todas.
Cpts

Anónimo disse...

E verdade Jacinto mas parece que com estas medidas, estão com saudades dessas mesmas lixeiras, que sem duvida irão surgir de novo.
A reciclagem é sem duvida importante e deve de estar na consciência de cada um, e parece-me que Em Barrancos embora houvesse ainda muito a fazer nesse sentido cada vez mais as pessoas estão fazendo a separação do lixo e pondo nos respectivos contentores espalhados pela povoação.
Mas não tenho a menor duvida que com esta IMPOSIÇÃO vai voltar a haver muito lixo espalhado por tudo quanto é sitio.É bom que quem de direito pense no assunto e não retirem os contentores, pois a meu ver esta medida deixa muito a desejar e não me parece em nada vantajosa,existem muitos aspectos da nossa realidade que não foram tomados em conta para a implementação desta mesma medida.

Jacinto Saramago disse...

Ao anonimo/a das 19h33
Se, ao principio, quando soube do sistema payt para Barrancos, fiquei entusiasmado, à medida que o "vou conhecendo" fico mais apreensivo e preocupado. A questão das lixeiras será, infelizmente, uma realidade caso não haja uma alteração ao "idealizado" pela Resialentejo .
Cpts

Anónimo disse...

É isso mesmo amigo, fico satisfeito por partilhares da minha opinião, ou então eu da tua , quanto à alteração do que foi pensado pela Resialentejo que parece em nada conhecer a nossa realidade, penso que cabe a nós a Barranquenhos a ultima palavra, e para isso basta em massa não aderirmos ao que eles propõem, claro está que esta não adesão deverá ser também por parte dos nossos governantes locais como porta voz da vontade da população e não acatando de forma passiva o que nos querem impor.

Anónimo disse...

olha jacinto o "tarro" q nos deram ja ta servindo para levar farinha ao gado! tem tampinha e tudo! nao entra uma gota de agua!!!!!!!!!!! cumprimentos!...

Jacinto Saramago disse...

Ao anonimo/a das 20h28
Eu ainda não tenho, espero recebe-lo a qq momento, só não sei donde o colocar. Vou ter de arrendar a casa ap lado, ou então, inovar, partilhar o "tarro" com o condomínio.
Cpts

Anónimo disse...

"deverá ser também por parte dos nossos governantes locais como porta voz da vontade da população e não acatando de forma passiva o que nos querem impor."

O problema está aqui, na minha opinião, os nossos governantes não ouvem nem escutam a voz do povo! Não fazem uma consulta publica e vão impondo o que a eles lhes parece mais justo sem ter em conta o que pensa o povo! Com a casa mortuaria passou o mesmo, as vozes de contestação são mais que muitas, principalmente pela localização e custos da mesma mas como dizemos em Barrancos "3 leches se lhes dá"! Contudo, em boa verdade, acho que nós, barranquenhos, também fazemos muito pouco para contrariar estas coisas, pois falamos aqui e acolá mas ninguém se junta e vai onde tem que ir para fazer ouvir a sua voz! Se todos os que falamos nos juntássemos e fossemos reclamar em grupo e numa só voz, talvez eles recuassem com estas e outras medidas que nos vão impondo ao longo dos anos!
Cumprimentos!

Anónimo disse...

Pelo que percebi, Vão abrir todos os sacos de lixo para detectar residuos reciclaveis nos sacos dos residuos urbanos para no futuro multar quem recicla mal... haja paciencia para tantas imposições.
Já agora, dia 22 de de novembro há assembleia municipal, porque não irmos todos os que aqui e ali reclamamos desta medida e fazemos ouvir a nossa voz?!
Cumprimentos.

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 12h57 (13/11):
O controlo dos dejetos, não será assim como descreve, mas terá de haver algum..
A ideia da AM para reclamar, ou melhor pedir explicações não será má ideia, mas recordo que o "melhor sitio" para estes esclarecimentos talvez seja a CM, que reúne quinzenalmente, à 5ª feira.
cpts

JC disse...

Às tantas leio: "caso haja alterações, a RESIALENTEJO irá informar os munícipes através do site, do Facebook e através da APP (= aplicação telemóvel)". Temos uma população idosa do mais tecnologicamente avançada que há por aí, todos com internet em casa, perfis do facebook e com app's nos seus iPhones. A parte das multas também é interessante, tal como o termos de adaptar a nossa dieta aos dias de recolha do lixo. Senhores e Senhoras, só podem comer peixe no dia da recolha senão aturem os maus cheiros... A parte mais importante para esta gente é que isto tudo é FINANCIADO PELA UE. Venham os milhões, o ambiente é apenas um pretexto.