quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Coligação PS + PSD/CDS bloqueiam governo da junta de freguesia de Barrancos

A assembleia de freguesia de Barrancos, reunida esta noite, recusou pela segunda vez, em quatro votações, a lista com os dois vogais apresentada pela presidente da junta, Idália Pica (CDU).

A oposição, numa coligação rosa/laranja (4 PS + 1 PSD/CDS), "não assumida, mas que já se percebia durante a campanha eleitoral", segundo um elemento da CDU (que tem quatro elementos), tem recusado todas as propostas apresentadas pela presidente, que incluía até um elemento desses dois partidos.

Perante o impasse, a presidente da junta de freguesia de Barrancos, Idália Pica, que continua sem poder "formar governo", por recusa da assembleia de freguesia, mantêm-se em gestão corrente, situação que torna inoperacional a gestão da freguesia.

Entretanto, caso o bloqueio institucional continue na próxima reunião da assembleia de freguesia, convocada para o próximo dia 26, terça-feira, uma das hipóteses para ultrapassar o impasse poderia passar pela renuncia de um grupo politico, provocando eleições intercalares. Neste caso, a concretizar-se, as eleições só poderiam decorrer no final de março de 2022, sendo a junta de freguesia gerida por uma comissão administrativa nomeada pelo ministro da administração interna (MAI), tendo em conta o resultado eleitoral de 26 de setembro de 2021.

3 comentários:

Anónimo disse...

Situações lamentáveis, onde o suposto superior (?) interesse pessoal de alguns se sobre põe aos interesses de todos, dos cidadãos, de pessoas, famílias, etc.
Reflexo da sociedade atual. Pessoas sem escrúpulos, sem valores e sem dignidade… este é o estado da política nacional. Já sendo grave e lamentável o que acontece a nível nacional, mais triste é, e incompreensível, é que estas faltas de escrúpulos, valores e dignidade se transportem para as pequenas localidades e principalmente do interior, onde estamos esquecidos e a união deveria ser palavra de ordem e prática comum, independentemente das diferenças de ideias.
Senhores e senhoras “políticos e políticas” locais, azuis, pretos, rosa, brancos, amarelos, cinzentos, vermelhos, laranjas, entendam-se pelo superior interesse de TODOS, de BARRANCOS e do futuro das nossas GERAÇÕES FUTURAS, deixem de ser “mulas” políticas, que não faz parte das nossas lutas e desafios diários.
Não sejam pequeninos!!!

Anónimo disse...

Uma pequena questão Jacinto!! Como tem sido nas eleições anteriores? Penso ter havido o mesmo problema e assim não sei como a sra Presidente não aceita!!

Jacinto Saramago disse...

a/o anónimo/a das 13h23
Como já referido noutra noticia, em 2017, a lista de vogais apresentada pelo presidente, Domingos Mondragão (PS), não mereceu contestação da oposição, tendo formado a junta de acordo com a sua vontade; em 2021, só mudou a cor política do presidente da Junta, que passou a ser CDU, e os "interesses" dos partidos agora na oposição (PS e PSD/CDS).
Em 2017 a composição da AF era: 4PS, 4CDU e 1CDS/PSD;
Em 2021, a composição da AF é: 4CDU; 4PS e 1 PSD/CDS.
Em 2017: a composição da JF ficou 3PS;
Em 2021: ainda não está constituída!

cpts